A 34º edição do Festival de Cultura Afro do Estado do Rio Grande do Sul será em Venâncio Aires, no ginásio do Parque do Chimarrão, no dia 17 de novembro. Com candidatas já confirmadas de todo estado, as inscrições se encerram neste domingo, 11. Além da escolha dos melhores grupos de danças afro, serão eleitos os Mais Belos Negro, Negra e Erês (crianças).
A novidade neste ano, de acordo com um dos organizadores do Grupo Afro Filhos do Barbosão, Rui Barbosa dos Santos, serão as palestras, painéis e oficinas gratuitas direcionadas a temas da cultura afro-brasileira.
Pela manhã está agendado um seminário sobre ‘Afro Empreendedorismo’, com Roberto Torres Junior, coordenador da Central Única das Favelas de Frederico Westphalen. Também haverá apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Raio de Luz, de Venâncio Aires e palestra sobre ‘Religião de Matriz Africana’, com André Balthazar dos Santos, do Movimento União Afro Brasileira de Cruz Alta. Do mesmo grupo, Alexandre Barbosa falará sobre ‘Projetos sociais’.

A tarde está reservada para a escolha do Mais Belo e Mais Bela Erê, às 15h30min, seguida do Festival do Grupo de Dança Afro. Já estão confirmados os grupos das danças dos municípios de Rio Pardo, São Gabriel e Caçapava do Sul.
Antes, haverá ainda um painel com a participação da presidente da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio, Cristiane Gomes, de Gravataí, e com a presidente do Clube Harmonia, coordenadora do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Caçapava do Sul, Cátia Cilene Morais Dutra. O tema é “A participação da mulher negra nos espaços de poder”. Outra apresentação da noite é uma performance sobre o tema ‘Representatividade’ , do projeto Afro-ativos – Prática e Resistência da escola Saint’Hilaire.
MAIS BELOSPara as 20h, no ginásio, está prevista a escolha da Mais Bela Negra e do Mais Belo Negro do Rio Grande do Sul. As inscrições estão abertas até este domingo, 11 de novembro, pelo site www.maisbelanegrars.com.
O evento vai contar com apresentação de Sche Rodrigues; do grupo de Danças Afro Timbalê Bambá, de São Gabriel; apresentação artística Omí Asé, da escola Saint’Hilaire e apresentação artística da Mais Bela Negra 2007, Erica Dias, de Caxias do Sul. Depois do anúncio dos vencedores haverá baile com Luciano Colares e Banda, da cidade de Rio Grande, e com a Banda Sol Nascente, de Venâncio Aires.