Proprietários de borracharias participaram de reunião com representantes da secretaria de Meio Ambiente (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)
Proprietários de borracharias participaram de reunião com representantes da secretaria de Meio Ambiente (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Venâncio Aires vai entrar na rota de recolhimento de pneus da empresa paulista Reciclanip. Empresas, borracharias e pessoas da comunidade que quiserem destinar corretamente pneus velhos poderão descartá-los, sem nenhum custo, após se cadastrarem na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A primeira coleta está prevista para a segunda quinzena de outubro e as inscrições para participar da ação ocorrem na próxima semana.

As informações foram divulgadas na tarde de ontem, em encontro promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, com proprietários de borracharias, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A intenção é que, a partir de agora, periodicamente, ocorram ‘Dias D’ de recolhimento dos pneus em um ponto do município – possivelmente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação.

Proprietários de borracharias participaram de reunião com representantes da secretaria de Meio Ambiente (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Nessas datas, cada borracharia poderá levar até o local o número de pneus cadastrados, para que sejam recolhidos pela Reciclanip. A empresa encaminhará o material para reaproveitamento, para que seja utilizado como fonte de energia e matéria-prima na indústria.

O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, explica que o projeto de descarte correto de pneus é o início de uma série de ações que devem ser adotadas para efetivar a logística reversa no município. “Com a ajuda da comunidade, queremos buscar formas de dar destino adequado aos resíduos, como lâmpadas, pilhas e baterias. Com o recolhimento de pneus, estaremos cumprindo uma exigência da Promotoria Pública”, observa.

Cadastro

De acordo com a fiscal do Meio Ambiente Carin Gomes, interessados em descartar pneus devem procurar a secretaria, na próxima semana, e informar a quantidade. Em caso de pneus de trator, empilhadeira ou outras máquinas, é preciso comunicar, também, o tamanho e o número da matrícula e do DOT – código gravado no pneu.

Carin explica que essas informações são fundamentais para que se tenha conhecimento da demanda e se organize o recolhimento, conforme a capacidade dos caminhões disponibilizados pela Reciclanip.

“Com base nessas informações, será calculada a demanda e realizado o recolhimento naquele dia. Não podem sobrar pneus, porque não temos onde armazená-los”, esclarece. “Faremos os cadastros e, à medida que já tiver sido atingida a quantidade para aquela coleta, vamos programar uma nova coleta para o mês seguinte.”

A fiscal argumenta, inclusive, que a opção por realizar o recolhimento em dias pré-definidos, em vez de instalar pontos de coleta permanentes, busca garantir mais efetividade ao trabalho. “Alguns municípios têm pontos fixos de coleta, mas, para isso, precisaria de algum local coberto e alguém para vigiar esse material, para evitar furtos ou mesmo incêndio, como ocorreu recentemente em Uruguaiana”, comenta.

Podem ser descartados pneus de todos os tipos, como de carros, motocicletas, bicicletas, caminhões, tratores, empilhadeiras e demais máquinas. Entretanto, é fundamental realizar o cadastro prévio para a entrega dos pneus.

Como proceder

Donos de borracharias ou demais pessoas que tiverem pneus para descartar podem se inscrever na Secretaria de Meio Ambiente, entre segunda e sexta-feira da próxima semana. A pasta está localizada na rua Sete de Setembro, na esquina com a Osvaldo Aranha, e atende das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Após a definição da quantidade de pneus a serem recolhidos, será definido dia e horário para recolhimento. A coleta será realizada gratuitamente pela empresa Reciclanip em um único ponto – provavelmente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Cada pessoa cadastrada deverá levar os pneus até o local, para que sejam carregados em um caminhão da Reciclanip. Não serão aceitos pedaços ou restos de pneus. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente ou pelo telefone 3983 1034.

Importância do descarte correto

O tempo de decomposição de um pneu é indeterminado. Por isso, é fundamental que eles sejam descartados corretamente. Além de poluírem o meio ambiente, eles acumulam água da chuva e se tornam criadouros de mosquito. O armazenamento inadequado de pneus também oferece risco de incêndio.

Entre as destinações de pneus inservíveis, por meio do projeto da Reciclanip, estão produção de artefatos de borracha, utilizados em tapetes automóveis, pisos industriais e quadras poliesportivas; solas de calçados e dutos de águas pluviais; além de produção de asfalto de borracha e utilização em combustível alternativo.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos