Colaboradores da Indústria terão a oportunidade de cursar o EJA a distância gratuitamente (Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo Folha do Mate)
Colaboradores da Indústria terão a oportunidade de cursar o EJA a distância gratuitamente (Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo Folha do Mate)

Um grupo de representantes das Indústrias de Venâncio Aires estiveram reunidos na sede da Caciva na terça-feira, 4, para conhecer o programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA, na modalidade a Distância. O programa é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria –SESI, a Caciva e a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e é voltado especialmente para o trabalhador da indústria e seus dependentes, que necessitam concluir seus estudos nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio.

O projeto foi apresentado pelas representantes do Sesi, Rafaela Rech e Deyse de Azeredo Rosa, que trouxeram dados importantes sobre a educação dos trabalhadores das Indústrias de Venâncio Aires. Por meio de uma moderna plataforma de educação, o aluno pode estudar onde, como e quando puder, contando ainda o Programa com um encontro presencial nos polos de apoio. Em Venâncio Aires, o Polo de Apoio Presencial será na Escola Municipal José Duarte de Macedo, localizada na Rua Herval Mirim, 2165, no Bairro Macedo.

As matrículas para os trabalhadores das indústrias interessados em cursar o EJA, na modalidade a Distância, podem realizar sua matricula na Escola Municipal José Duarte de Macedo no dia 8/02 (das 8h30min às 11h30) e no dia 11/02 (das 18h às 20h).

METODOLOGIA

A EJA EAD do SESI é gratuita para o trabalhador da indústria e seus dependentes. A metodologia se desenvolve por meio de educação a distância, através de ambiente virtual de aprendizagem e atividades realizados na sede da Escola, além de encontros semanais presenciais que serão realizados a noite. Como a metodologia de ensino é voltada para o ensino de trabalhadores das Indústrias, nesses encontros presenciais são realizadas trocas de experiências, avaliações dos processos, seminários e dinâmicas que visam à construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, a fim de corresponder aos novos modelos de produção e responder às demandas do mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo. Em Venâncio Aires, as aulas iniciam no dia 17 de fevereiro, às 18h30, na Escola Municipal José Duarte de Macedo.

Documentos necessários

Para trabalhadores das indústrias

Cópias: de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento. Carteira de trabalho ou contracheque atualizado.

Documentos originais: Histórico escolar, certificado de exames supletivos e/ou ENEM, carteira de trabalho e 2 fotos 3×4.

Para dependentes de trabalhador da indústria

Cópias: de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento. Carteira de trabalho ou contracheque atualizado do industriário e declaração de união estável, se for o caso.

Documentos originais: Histórico escolar, certificado de exames supletivos e/ou ENEM, carteira de trabalho e 2 fotos 3×4.

Os alunos que não possuem o seu histórico escolar deverão realizar um teste que irá direcioná-los para o período escolar correto.

Dados de Censo da Educação em 2018

  1.  Venâncio possui 7724 vínculos de trabalho nas indústrias.
  2. Desses, 3999 não possuem o ensino médio, o equivalente a 51,8% dos trabalhadores das Indústrias de Venâncio Aires.
  3.  A pesquisa ainda mostra que entre esses trabalhadores sem o ensino médio, 1681 não completaram o ensino fundamental, o que representa 21,8% do total. O número de trabalhadores analfabetos registrados pelo Censo é 16.
  4.  A remuneração média das Indústrias do município é de R$ 1.783,23, entretanto os trabalhadores sem ensino médio completo recebem até 20,5% menos, e a redução do salário daqueles que não possuem nem o ensino fundamental pode chegar até 31,9%.