
Buscando a recuperação de solos e fortalecimento da agricultura familiar, o programa Operação Terra Forte passa a receber inscrições de famílias interessadas a partir desta quarta-feira, 17, em Venâncio Aires. A informação é do escritório da Emater/RS-Ascar, que participou de reunião de alinhamento nessa segunda, 15, e é a responsável direta pela execução da iniciativa.
O programa é do Governo Estadual e possui investimento inicial de R$ 300 milhões através do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs). Na Capital do Chimarrão, serão até 150 famílias que poderão ser inscritas. Em nível estadual, a meta é habilitar 15 mil. Cada uma receberá R$ 30 mil, a fundo perdido, para a melhoria do solo na propriedade.
Além disso, conforme explica o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, outras ações também serão contempladas, conforme planejamento individual, após visitas técnicas às propriedades dos inscritos, que serão analisadas e escolhidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).
Inscrições
As inscrições ficam abertas até o dia 17 de outubro. Os interessados devem realizar inscrição presencialmente no escritório da Emater, apresentando o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida e carteira de identidade. O titular da propriedade precisa estar junto no ato da inscrição.
Etapas
- A transferência de recursos através do Cartão Cidadão é a primeira etapa estabelecida dentro do programa Operação Terra Forte. O plano de ação e execução será elaborado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).
- Após os recursos, acontece o fornecimento de assistência aos agricultores familiares selecionados, com diagnóstico, planejamento e execução de plano de recuperação socioprodutiva e incremento da resiliência.
- As duas últimas etapas envolvem a aquisição de tratores agrícolas pelo Estado e disponibilização aos municípios, para suporte à execução de medidas de recuperação e resiliência nas propriedades. Outro ponto será a instituição de um Comitê de Governança para planejar, coordenar, monitorar e dar transparência às ações do programa.
Famílias contempladas
- Venâncio Aires: até 150 famílias
- Mato Leitão: até 18 famílias
- Passo do Sobrado: até 48 famílias
- Vale Verde: até 20 famílias