
O Ginásio Poliesportivo deixa de lado o futsal neste fim de semana e dá espaço para a arte e para a tradição gaúcha. Durante o sábado, 27, e o domingo, 28, serão mais de mil dançarinos amadores participando das modalidades da 2ª Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) — maior festival de arte amadora da América Latina —, realizada no Parque Municipal do Chimarrão.
A entrada para o público é gratuita, mas a organização incentiva doações espontâneas de alimentos não perecíveis. Os itens arrecadados serão destinados à ONG Parceiros da Esperança (Paresp), instituição que atende 118 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município.
O evento reunirá dançarinos e artistas de dez Regiões Tradicionalistas da Serra do Rio Grande do Sul, à qual pertence a Capital do Chimarrão. A competição classifica participantes para a grande final do Enart, que ocorre de 21 a 23 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Intitulado como Palco 1, o Poliesportivo receberá as apresentações de Danças Tradicionais Força B no sábado, 27, a partir das 10h30min.
No domingo, 28, será a vez da Força A, com início às 11h30min. A Capital do Chimarrão estará representada pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, nas danças tradicionais Força A. Já o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição tem vaga garantida na final, após conquistar o terceiro lugar na força B em 2024. Além disso, entidades como o Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição e os CTGs Erva Mate, Piazito da Tradição e Chaleira Preta, terão representantes em modalidades individuais.
Programação do sábado e domingo
• Ginásio Poliesportivo receberá as apresentações de Danças Tradicionais Força B no sábado, 27, a partir das 10h30min. No domingo, 28, será a vez da Força A, com início às 11h30min.
• Roda de Conversa com Mário Barboza de Mattos: A destão de prendas e peões da 24ª RT 2025/2026 realiza no sábado, 27, um encontro com o Patrono dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, Mário Barboza de Mattos. A roda de conversa inicia às 15h, no Pavilhão Agropecuário do Parque Municipal do Chimarrão. O momento será de diálogo e aprendizado sobre a nossa cultura, tradição e identidade gaúcha.
• Ainda no sábado, no Auditório, ocorre a Declamação Feminina, a partir das 8h. Já no GF Essência da Tradição, às 8h15min, será realizada a Declamação Masculina. Às 8h30min, o Galpão Morada Velha recebe a modalidade Solista Masculino, e às 8h45min, no CTG Erva Mate, acontecem as apresentações de Gaita Piano e Violão. Às 9h, no DTG Piazito da Tradição, iniciam as Danças Gaúchas de Salão. Pela tarde, às 14h, o Galpão Morada Velha será palco do Solista Feminino e, no mesmo horário, o CTG Erva Mate sediará a Chula.
Alojamentos
• O evento também movimenta outros pontos da cidade. Grupos tradicionalistas de regiões distantes ficam alojados em escolas e sedes comunitárias. Entre os locais que receberão dançarinos estão Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, Emef Professora Odila Rosa Scherer, Emef Alfredo Scherer, Emef Otto Gustavo Daniel Brands, Comunidade São Lucas e São Francisco Xavier.
“Sonho de Venâncio sediar o Enart 2026”
Uma comitiva da comissão organizadora da Inter-regional participou do programa Terra em Uma Hora, apresentado por Carlos Roberto de Oliveira, nesta sexta-feira, 26, na rádio Terra FM. Instigada pela reportagem sobre a possibilidade de a 24ª Região Tradicionalista (RT) sediar novamente o evento no próximo ano, a coordenadora da região, Luce Carmen Mayer, foi questionada se já havia um local definido.
“Ainda não temos uma cidade definida para a Inter-regional de 2026. Uma coisa é certa: a 24ª RT será sede. Quem sabe continua aqui em Venâncio. Ou poderíamos até fazer uma campanha para trazer o Enart para a Capital do Chimarrão. É um sonho de muitos. Já há várias administrações em que falamos sobre isso. A partir do momento em que o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, disser que não tem mais interesse, Venâncio abraça”, destacou.