Incentivar hábitos saudáveis de alimentação; valorizar os produtos que estão nas propriedades rurais; resgatar receitas nutritivas e saborosas e; valorizar o saber local para que as famílias busquem a Segurança e Soberania Alimentar. Estes são os principais objetivos do trabalho da segunda edição do Resgate de Receitas que será desenvolvido em 2019 pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar com os clubes de mães e grupos do lar do interior de Venâncio Aires.
O intercâmbio realizado na tarde da quarta-feira, 20, no salão Ruppenthal de Linha Brasil, abriu os trabalhos de 2019. Na oportunidade, o Grupo do Lar Vida Nova, de Linha Brasil recebeu a visita do Clube de Mães Léo João Frölich, de Linha 17 de Junho.
Durante a palestra, a coordenadora do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Bárbara Hickmann, abordou o tema ‘Identidade da mulher: autoestima, prevenção da violência doméstica’, e refletiu sobre o empoderamento da mulher e sobre os direitos políticos e sociais como resultado de lutas e embates políticos.
Bárbara ainda abordou a questão da mulher rural, que vive uma dupla e tripla jornada de trabalho, sofrendo muitas vezes a desvalorização e a falta de acesso às políticas públicas, à educação, à cultura, ao lazer e à renda. Destacou também as formas de violência doméstica e como preveni-las, bem como, a importância de todo cidadão conhecer e, quando for necessário, saber como acessar a rede sócio assistencial.
ASSISTÊNCIA SOCIALBárbara explicou o que são os serviços oferecidos pela assistência social no município e como a população pode ter acesso. A rede conta com equipes técnicas compostas por assistentes sociais e psicólogos, além de pedagoga e oficineira, que realizam serviços de acolhida, visitas domiciliares, atendimentos individualizados e em grupo. “Por meio de uma escuta qualificada em relação aos sofrimentos e situações vivenciadas que envolvem a violação de direitos, a equipe técnica busca viabilizar a resolução dos problemas e o acesso a direitos, seja por encaminhamentos ou outros serviços”, explicou.
Abordou também a necessidade de as mulheres reconhecerem a sua comunidade como espaço de proteção e acolhida, fortalecendo assim os vínculos comunitários e sociais, buscando combater o isolamento social muito comum em localidades do interior.
“As mulheres têm um papel de grande relevância na ampliação dos direitos, sendo na maioria, protagonistas destas lutas.”
BÁRBARA HICKMANNCoordenadora do Creas
Apoio
O segundo concurso do Resgate de Receitas será trabalhado pelo escritório municipal da Emater/RS-RS com o apoio da Administração Municipal por meio do Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato Rural. O trabalho do intercâmbio e o concurso do resgate das receitas é coordenado pela extensionista de Bem Estar Social Rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Lissandra Rebelatto.
O próximo intercâmbio está programado para o dia 20 de março, em Linha Salto e vai reuniu o clube de mães desta localidade e o de Linha Santana, a partir das 13h30min.