Hoje, 19, encerra o prazo para se inscrever no programa ‘Mulheres Mil’, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Estão disponíveis 70 vagas para o curso, marcado para começar em outubro. A capacitação é aberta a mulheres com mais de 18 anos que moram em Venâncio Aires. Para se inscrever, é preciso comparecer na recepção do campus, munido de cópia e original do CPF, RG, comprovante de endereço e de benefício social, se houver.

O ‘Mulheres Mil’ é um programa federal, com o objetivo de ampliar as chances de acesso à educação profissional, ao emprego e à renda, para mulheres em vulnerabilidade social. O campus Venâncio Aires foi o primeiro da rede IFSul a desenvolver o projeto. A primeira turma começou as aulas em abril e vai se formar no próximo mês. De acordo com o coordenador de Pesquisa e Extensão do campus, Itamar Luís Hammes, o curso proporciona a capacitação em uma área profissional e também a reflexão e o aprendizado sobre questões como direitos femininos, inclusão digital e autoestima. “é um programa de empoderamento, resgate e autogestão da mulher”, define.

Segundo o coordenador, a área de profissionalização que será trabalhada no curso será definida em parceria com as alunas, de acordo com a realidade e a necessidade delas. Ao todo, serão 160 horas/aula. Os encontros vão ocorrer à noite, três noites por semana. Como incentivo à permanência no programa, as alunas receberão material escolar e uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês, que viabiliza o transporte para o campus.