Irmãos presos em Taquari são apontados como autores de assaltos em Venâncio

-

Um balanço roubado em um assalto, praticado uma semana antes do Dia das Crianças, chamou a atenção dos agentes da Polícia Civil de Venâncio e foi fundamental no esclarecimento de uma série de assaltos praticados na Capital do Chimarrão, em municípios vizinhos e outras cidades do Estado. O brinquedo de criança foi encontrado pendurado em uma árvore, no sítio onde os suspeitos dos crimes foram presos. Eles são irmãos, têm 35 e 40 anos, residiam em Bento Gonçalves e estavam foragidos.

Os dois indivíduos foram presos na manhã da quinta-feira, 25, por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de Lajeado, com apoio de colegas de Taquari e da Brigada Militar, na localidade de Rincão São José, interior de Taquari. Eles já haviam sido identificados pelos agentes da PC de Venâncio, que inclusive já havia cumprido um mandado de busca e apreensão e de prisão, na semana passada. “Descobrimos o endereço deles, no interior de Mato Leitão, mas quando chegamos lá, eles já haviam fugido para outro lugar”, explicou o inspetor Cassiano Dal Ongaro.

Ele e o colega Paulo Ullmann trabalham no caso há meses e chegaram à identificação dos irmãos, justamente depois do roubo do balanço. “Tínhamos suspeitas de que eles eram os autores dos assaltos e quando roubaram um balanço, algo bem incomum, tivemos certeza, pois um deles têm filhos”, observou Ullmann.

Eles também sabiam que os irmãos estavam foragidos desde a metade do ano passado, quando um deles rompeu a tornozeleira eletrônica que usava e o outro não se apresentou à Justiça. Ambos cumpriam penas por assaltos.

Os assaltos

Há muitos assaltos sendo investigados e que podem ter sido praticados pelos irmãos. Conforme o delegado Felipe Staub Cano, eles são apontados como autores de, no mínimo, seis assaltos em Venâncio, dois em Mato Leitão, um em Passo do Sobrado e um em Boqueirão do Leão. “E sabemos que também agiram em Cruzeiro do Sul, Santa Clara, Sério e Carlos Barbosa”, mencionou o inspetor Cassiano.

Conforme ele, foi no município da Serra a última investida dos irmãos. Na noite da segunda-feira, 22, eles renderam o dono de um restaurante, quando ele chegava em casa, imobilizaram as vítimas e roubaram dinheiro, duas TVs e fugiram com um Corolla.

O policial acredita que a dupla começou a agir em Venâncio Aires no dia 5 de fevereiro, quando praticou um assalto em Linha Sapé. Neste local, entre outras coisas, eles roubaram uma roçadeira. “E a alça desta roçadeira foi apreendida no sítio onde os irmãos foram presos, nas margens do rio Taquari”, contou o inspetor. Neste local também foi encontrado o balanço, roubado de uma residência localizada às margens da RSC-453, em Mato Leitão, na tarde do dia 5 de outubro.

No sítio também foram apreendidas uma pistola calibre 9 milímetros (reconhecida por algumas vítimas como a usada nos assaltos), roubada, uma moto com placas de Venâncio, furtada em 2017, na localidade de Amoras, em Taquari, e uma Ecosport, roubada em Roca Sales. Também foram recolhidas joias, relógios, três camisetas com os emblemas da PC, um colete balístico, dois giroflex, TVs e munições.

“Eu acredito que havia mais uma ou duas pessoas atuando na logística dos assaltos. Levavam eles nos locais e depois, os resgatavam.”

CASSIANO DAL ONGARO
Inspetor de Polícia



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido