Jarbas da Rosa (PDT) e Vinícius Medeiros (PSDB) estão em tratativas para ficarem lado a lado nas eleições de 2020, quando os cidadãos venâncio-airenses retornarão às urnas para escolher prefeito e vereadores. Diversas especulações em torno dos dois nomes vinham sendo feitas – inclusive sobre a possibilidade de Rosa migrar para o ninho tucano, caso o ex-prefeito Airton Artus (PDT) voltasse a se candidatar -, mas no sábado, 23, após fotos repercutirem em redes sociais, os políticos admitiram as conversas.
O encontro entre os dois ocorreu durante atividades do gabinete móvel do vereador Tiago Quintana (PDT), que no sábado se instalou na comunidade São Lucas, no bairro Aviação. Lá estavam ainda o ex-prefeito Airton Artus (PDT) e outros agentes políticos, que posaram para fotos e, dessa maneira, acabaram criando o que se costuma chamar de ‘fato novo’ na política. De acordo com as lideranças, o encontro teria sido uma coincidência, porém informações de bastidores dão conta que estava tudo combinado.
SEGUNDO E TERCEIRONa eleição de 2016, vencida por Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), que tiveram 18.042 votos, Jarbas da Rosa e Vinícius Medeiros ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O pedetista recebeu 17.788 votos, enquanto que o tucano foi lembrado por 6.821 eleitores. Também concorreu à Prefeitura o petista César Schumacher, que obteve 965 votos. Nulos somaram 1.913 e brancos foram 1.595. De 54.648 eleitores aptos, 47.124 (86,23%) compareceram às urnas. Já 7.524 (13,77%) não votaram.
Quem apareceu na foto
Jarbas da Rosa: ex-vereador pelo PDT, concorreu a prefeito em 2016 (com Isabel Oestreich, também do PDT, como candidata a vice). Perdeu o pleito para Giovane Wickert (PSB) por diferença de 254 votos. É médico e não esconde o desejo de ser novamente testado nas urnas.
Vinícius Medeiros: presidente do PSDB, concorreu a prefeito em 2016 (com Adilor Adams, também do PSDB, como candidato a vice. Ficou em terceiro lugar, atrás de Wickert e Rosa. Em 2018, concorreu a deputado estadual, obtendo 17.138 votos, à frente de Celso Krämer (PTB), que fez 15.232 e atrás de Airton Artus (PDT), que recebeu 24.408.
Airton Artus: duas vezes prefeito de Venâncio Aires pelo PDT, assumirá no dia 6 de março a função de coordenador de bancada do partido na Assembleia Legislativa, deixando caminho livre para Jarbas da Rosa concorrer a prefeito.
Tiago Quintana: vereador do PDT, foi quem reuniu as lideranças no sábado, 23, pela manhã. Diz que os políticos teriam se encontrado por coincidência, ao prestigiarem o gabinete móvel de Quintana em um mesmo horário, atendendo a convite do parlamentar.
Vinícius Assunção: titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), passou a ser visto com mais frequência em ambientes frequentados por políticos, especialmente do PSDB. A pessoas mais próximas, já revelou a intenção de ingressar na política.
Rodrigo VT: suplente de vereador pelo MDB, já assumiu vaga na Câmara nesta legislatura, mas está em litígio com o partido, que teria interferido para evitar uma segunda passagem dele pelo Legislativo. Deve mudar de sigla para disputar o pleito de 2020 e fez fotos em separado com Jarbas da Rosa e Vinícius Medeiros.
Douglas Staub: filiado ao PSDB e assessor parlamentar do vereador André Puthin (MDB), é uma espécie de fiel escudeiro de Vinícius Medeiros. Costuma acompanhar o tucano em agendas fora de Venâncio Aires e também tem contato com o governador Eduardo Leite (PSDB).
Ademir Maciel: ex-coordenador do Albergue Municipal, foi exonerado pelo prefeito Giovane Wickert (PSB) por cobrar com mais intensidade a implementação de uma comunidade terapêutica em Venâncio Aires. Ele e o filho, ambos como experiência na área, tinham intenção de comandar o centro de recuperação de dependentes de álcool e drogas.
Gilmar Rosa: simpatizante que estava no local e foi convidado para a foto.
Rosa fala em “pisar no acelerador”
Jarbas da Rosa declarou que tem liderado encontros de representantes de vários partidos da Capital Nacional do Chimarrão. De acordo com ele, além das conversas com o PSDB, tratativas com PPS e PSL – que está em formação no município -, além de outras legendas, vêm ocorrendo. “As pessoas que estão próximas de nós concordam que precisamos construir a renovação política em Venâncio Aires. São pessoas do bem, que entendem que a cidade precisa de algo melhor. A nossa intenção é fazer história”, disse.
O pedetista afirmou que 2019 será um ano para intensificar os contatos, para que o seu grupo ganhe corpo e tenha presença em todas as comunidades, possibilitando que os cidadãos digam quais são as suas prioridades. “Estamos com o pé na estrada, ouvindo as pessoas e projetando o futuro. Sobre os partidos que podem vir a ser parceiros, vamos amadurecendo as ideias aos poucos até que tudo seja resolvido”, argumentou.
“Precisamos de uma oxigenação e de nova postura na política. Vamos construir um ambiente proativo, de muito trabalho e contando com o apoio de vereadores e lideranças partidárias.”JARBAS DA ROSAEx-vereador do PDT, cotado para a corrida à Prefeitura em 2020
Medeiros destaca a ascensão tucana
Sobre a repercussão, Vinícius Medeiros afirmou que admira Jarbas da Rosa e que articulações entre partidos e agentes políticos são normais. O político disse que ambos têm pensamentos convergentes em relação a muitos assuntos e que isso favorece uma aproximação “das forças políticas que têm a intenção de buscar o melhor para Venâncio Aires”. Apesar de ter dito que é muito cedo para se falar em um cabeça de chapa, Medeiros acredita reunir as condições para isso. “Após as eleições de 2016 eu continuei trabalhando, busquei emendas para o Município e me mantive ativo nas comunidades”, comentou.
O tucano lembrou ainda que, em 2018, dos candidatos locais, foi o único que fez mais votos do que em pleitos anteriores, ampliando os contatos no interior e mantendo o respaldo na cidade. “Por tudo isso, temos capilaridade para os próximos pleitos municipal e estadual”, afirmou, acrescentando que se mantém firme no propósito de “recolocar Venâncio Aires na rota do desenvolvimento econômico e político”. A coesão do PSDB municipal e o apoio de lideranças estaduais também são citados por ele como trunfos.
“Quando assumi a liderança do PSDB com o objetivo de renovação e de reconectar a política com a sociedade, foi por missão, e não pelo fisiologismo do cargo ou apego ao poder.”VINÍCIUS MEDEIROSPresidente do PSDB, cotado para a corrida à Prefeitura em 2020