A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires da noite desta segunda-feira, 16, foi marcada pela presença do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Ele foi ao Legislativo para prestar contas das ações da Administração referentes à cheia do rio Taquari, que atingiu com força os distritos de Vila Mariante e de Vila Estância Nova no início do mês passado, deixando um rastro de destruição.
Além dos parlamentares e assessores, que normalmente acompanham as reuniões da Casa do Povo, desta vez a assistência do Plenário Vicente Schuck ficou tomada de servidores – a maioria cargos em comissão (CCs), é verdade -, mas que foram ao Legislativo tanto para receber o agradecimento de Jarbas pelo trabalho voluntário que realizaram, quanto para mostrar apoio ao chefe do Executivo.
Passava um pouco das 21h quando Jarbas assumiu o microfone. E, por duas horas – isso mesmo, a sessão, que inicia às 19h, teve quatro horas de duração -, recordou momentos de tensão e desespero vividos nos dias em que praticamente se mudou para Mariante. O prefeito chegou a ir às lágrimas durante o pronunciamento e emocionou muitos dos que estavam na Câmara.
Além do reconhecimento aos servidores e voluntários da comunidade pelos serviços prestados, Jarbas ressaltou que o trabalho de recuperação das localidades atingidas pelo avanço do rio Taquari vai continuar. Na mesma sessão, inclusive, foram aprovados projetos que preveem benefícios para agricultores, empresas e pessoas físicas prejudicadas pela fúria da natureza. “Apesar de tudo o que passamos, temos que agradecer por não termos perdido nenhuma vida. Deus passou a mão sobre Venâncio”, afirmou.