O desafio de estudar fora do país pode ser facilitado diante de informações e conhecimentos direcionados para quem pretende viajar e se aperfeiçoar. Foi com dicas de como facilitar a viagem e de tornar o ‘sonho’ dos brasileiros na América do Norte possível, que a jornalista, empresária e coach de carreira, Daniela Azeredo, coordenou um bate-papo na noite de quinta-feira, 7, no Hotel Guest. A promoção da JCI Venâncio Aires oportunizou que Daniela, que está em período de férias no Brasil, pudesse informar e contar mais de sua experiência, antes de retornar a San Diego, na Califórnia, onde reside atualmente.

A importância de investir na carreira e de sair da zona de conforto na busca de novos conhecimentos e de qualificação foram os destaques da proposta da noite. “O que me faz ser grande é investir em mim mesma”, destaca a coach, que argumenta que a permanência nos Estados Unidos depende muito mais do grau de interesse de quem vai para lá para estudar ou empreender. Ressalta a importância do planejamento, da evolução e do conhecimento, focados na qualificação.

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateDaniela Azeredo ressalta importância de investir na qualificação
Daniela Azeredo ressalta importância de investir na qualificação

A coach e empresária ressalta que algumas dicas podem amenizar os custos que demandam a estadia e o tempo no exterior. Citou os intercâmbios de baixo custo como alternativa de economia que pode chegar a 40%, se feitos através de agências. A escolha dos estados para residir, onde o custo de qualidade de vida não é tão alto e, mesmo a escolha dos quartos, casas ou espaços para a residência faz a diferença na hora de economizar. Nevada, Califórnia e Flórida são alguns locais onde o custo de vida é reduzido se comparado, por exemplo, a Nova Iorque. 

A língua inglesa é importante para o ingresso no país. “A palavra mágica é inglês”, diz Daniela que comenta que a língua, assim como o espanhol, são a porta de entrada não só para os Estados Unidos, como para comunicação em qualquer outro país. “Mesmo que esteja indo para estudar, aproveite e se qualifique ao máximo. Isso fará a diferença em qualquer lugar. Hoje, não são mais os 30 anos de carreira que contam para permanência em uma empresa e, sim, o quanto você investe em si mesmo, e o quanto de qualificação você tem”, ressalta a jornalista. 

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateBate-papo ocorreu no hotel Guest, na quinta-feira, 7
Bate-papo ocorreu no hotel Guest, na quinta-feira, 7

Participaram do bate-papo com Daniela pessoas de Venâncio Aires, Porto Alegre, Lajeado, Pelotas, que pretendem buscar aperfeiçoamento fora do Brasil. O evento contou com apoio da Fisk, Gráfica Traço, Agência TraçoD, Hotel Guest, Terra FM e Folha do Mate.

Os alimentos arrecadados com os ingressos do bate-papo foram entregues na tarde de ontem pelo presidente da JCI, Daniel Lucas e por Daniela Azeredo, à ONG Parceiros da Esperança (Paresp).