Foto: Divulgação / DivulgaçãoJovens de Venâncio Aires diante de um dos murais do Bote Fé 2018
Jovens de Venâncio Aires diante de um dos murais do Bote Fé 2018

Com o tema ´Festa das Cores`, ocorreu no sábado, 24, a terceira edição do Bote Fé, no município de Parobé. Da Paróquia São Sebastião Mártir (PSSM) participaram os jovens João Simon, Augusto Kaufmann, Andressa Alves, Jenifer Weber, Gabriel Schuster, Vitória Andreguetti, além do seminarista Giovane Gonçalves.

“Para os jovens de Venâncio Aires, o Bote Fé é um momento muito esperado, porque estamos todos reunidos. Quando a gente fala em Bote Fé, pensamos em encontrar a galera e em unidade. Além disso, os jovens puderam partilhar que é possível eles serem felizes sem bebida, sem drogas, sem prostituição e, quem traz esta felicidade, é Jesus Cristo”, salienta Gonçalves. Ele acrescenta que o Bote Fé 2018 foi a terceira edição e contou com a presença de representantes das1 18 dioceses do Rio Grande do Sul.

Constou na programação, a acolhida, seguida de partilha das experiências missionárias realizadas por diversos grupos de jovens durante todo o ano nas 18 dioceses. A Diocese de Santa Cruz do Sul, segundo Gonçalves, apresentou um dos eventos com jovens que marca a cidade de Venâncio Aires – a Semana Missionária Jovem que é realizada no mês julho. No início da tarde, os jovens participaram de oficinas sobre temáticas como a depressão e o suicídio, comunicação e fake news, grafite, skate e evangelização da juventude.

TEMA

Ao falar sobre o tema do evento – ´Festa das Cores`, Gonçalves salienta que o Bote Fé 2018 contou com a participação das bandas e dos grupos de teatro e de dança escolhidas por votação. Os músicos da Alma Missionária, de Sananduva; Samba da Fé, de Rio Grande e Folclore do Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA) de Caxias do Sul, embalaram a galera. Teve ainda teatro, também com a galera do EJA, e a dança ficou por conta das Estrelinhas de Jesus, de Novo Hamburgo.

O ponto alto do Bote Fé 2018 foi a celebração eucarística, presidida pelo bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, e concelebrada pelos bispos das dioceses de Caxias do Sul, Montenegro e Cruz Alta, além do arcebispo e do bispo auxiliar de Porto Alegre e mais uma dezena de padres e diáconos.

Para finalizar a festa da juventude católica do Rio Grande do Sul, às 19h30min, subiu ao palco o DJ Angelus, atração nacional, que comandou a balada ao som de remixes religiosos. “Num momento emocionante aconteceu a Festa das Cores. Os jovens estouraram saquinhos de pó colorido, que expressaram a alegria da diversidade juvenil que está presente da vida da Igreja”, frisa Gonçalves.

“O Bote Fé emocionou, animou e celebrou a vida e a missão de muitos jovens.”GIOVANE GONÇALVESSeminarista