Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateJovens e comissão organizadora comemoram o alto nível das tarefas apresentadas pelas equipes
Jovens e comissão organizadora comemoraram o alto nível das tarefas desenvolvidas pelas equipes

Acampamento e gincana da juventude realizado pelo departamento cultural da 24ª Região Tradicionalista, no Piquete Machry, em Venâncio Aires, teve as primeiras tarefas apresentadas por cerca de 50 jovens, na noite de sábado, 20. O evento que ocorre juntamente com a Festa Campeira Regional e seletiva para a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), terá continuidade neste domingo, com o cumprimento das demais tarefas.

Divididos em três equipes; branca, amarela e verde, compostas por jovens de diferentes entidades tradicionalistas, eles surpreenderam os organizadores, conforme as integrantes do departamento cultural, Luciana Flores Hoy e Dolores Cornellis dos Santos, que estiveram à frente da organização. Teatro, paródia e poesias foram construídos pelas equipes, durante a tarde, levando em conta palavras-chave, determinadas pela comissão, além de danças tradicionais, de salão e chula.

Para a diretora do departamento artístico-cultural, Luce Carmen Mayer, após três anos sem a realização, a atividade retorna com inovações e com força total. “No final queremos a avaliação de vocês [jovens] para analisar os pontos positivos e o que ainda precisamos mudar, mas a coordenadoria está muito feliz com participação de todos”, destacou.  

Adiantando um dos pontos positivos, na visão dos organizadores, foi o curto espaço para a construção dos atividades, e o resultado de alto nível, com perfeito entrosamento do trabalho em equipe.

Uma das tarefas para o domingo, consiste na confecção de um ‘totem’, com dimensões pré-determinadas, a partir de materiais, exclusivamente, recicláveis e reaproveitamento da natureza.