A Justiça aceitou, nesta sexta-feira, 1º, denúncia oferecida pelo Ministério Público (MP) contra o advogado, vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Venâncio Aires, Eduardo Kappel (Progressistas). Com isso, ele passa a ser considerado réu no processo por exploração de prestígio, por ter negociado uma sentença insinuando que o irmão, o desembargador Rinez da Trindade, poderia interferir no caso.
“A partir de agora, ele vai responder à acusação e teremos a instrução, oitiva de testemunhas e outras diligências antes de ser anunciada a sentença”, esclareceu o promotor de Justiça João Afonso da Silva Beltrame, que foi o responsável pela investigação. De acordo com ele, o MP também pode, agora, disponibilizar as provas para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, caso haja o interesse. “Antes, esses documentos não podiam ser colocados à disposição, pois o processo era segredo de Justiça”, comentou o promotor.
A reportagem da Folha do Mate tenta contato com Kappel para que ele se manifeste a respeito da movimentação do processo.