Iniciativa do vereador Eduardo Kappel servirá para reforçar a segurança pública de Venâncio Aires. Ele usará uma verba da Câmara de Vereadores para que sejam adquiridas novas pistolas, fuzis e metralhadoras à Brigada Militar (BM) e à Polícia Civil (PC). O presidente da Câmara de Vereadores diz que os responsáveis pela segurança pública têm que estar bem armados para combater a criminalidade. Por isso, tentará criar uma Lei que premie o policial que matar um bandido, em combate.
O presidente do Legislativo diz que as novas armas garantirão um melhor enfrentamento contra a criminalidade. “Neste sentido, penso igual ao Bolsonaro”, mencionou o vereador, ao se referir ao presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.De acordo com Kappel, o policial que matar um bandido em combate receberá uma medalha. Se aprovada, a honraria, segundo disse, será entregue em ato solene, na Câmera de Vereadores.
LEVANTAMENTOSEsta semana, Kappel conversou com o delegado Felipe Staub Cano e com a capitão Michele da Silva Vargas. Pediu que ambos façam um levantamento das necessidades, para que sejam feitos orçamentos e escolhidas as armas que as duas instituições receberão. A intenção é que sejam feitas visitas aos fabricantes e testes com as armas, antes da aquisição.
A prioridade é para a compra de novas pistolas e armas longas. “Sei que ainda há brigadianos usando revólveres calibre 38 no seu trabalho. Vamos adquirir pistolas calibre 40, para que todos estejam bem armados”, disse. Também serão adquiridos fuzis e metralhadoras, assim como munições de todos os calibres. “Para uso e treinamento”, observou o presidente da Câmara.
Ao ser informado sobre a compra das armas e a origem da verba, o tenente coronel Giovanni Paim Moresco se manifestou. O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) disse que a origem do recurso somente demonstra que a comunidade de Venâncio Aires está engajada em auxiliar de sua forma, a polícia ostensiva. “O comprometimento conosco, de outras instâncias da sociedade, sempre é bem vindo e importante no processo de segurança pública”, avaliou.
A capitão Michele ressaltou que a comunidade pode confiar sempre na BM de Venâncio “e se tivermos condições de trabalho, vamos retribuir da melhor forma com trabalho duro contra o crime”. A comandante da 3ª Companhia salienta que empresas também podem contribuir com a segurança pública e ter isenção no ICMS, conforme a lei 15.104/2018.O delegado Cano gostou da iniciativa, mas ressaltou que a PC está bem armada e que a verba pode ser usada para outra finalidade, como a reforma do prédio da DP, a exemplo do que foi feito com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A verba será encaminhada ao Conselho Pró Segurança Pública (Consepro), que repassará as armas à PC e à BM. O presidente da entidade, Flávio Bienert, já manteve contatos com Kappel e aguarda os trâmites para encaminhar a compra e o pagamento do armamento.