Presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Telmo Kist (PDT), apresentou nesta semana, durante pronunciamento na tribuna, projeto de indicação ao Executivo, para que os nomes das ruas sejam identificados nos postes da rede elétrica. Para isso, a prefeitura teria de firmar convênio com a AES Sul, distribuidora de energia do município.
A ideia, segundo Kist, foi copiada de outros municípios brasileiros, que já utilizam dos postes, para identificar, no início de cada rua, o nome e os números das casas abrangidas na quadra.
Para o presidente, a efetivação deste convênio agilizaria o processo de identificação, pois se tornaria um modelo mais viável e de baixo custo. “Agilizaria, principalmente nas ruas dos bairros.” Segundo Telmo, a maioria das ruas do centro já possuem placas de sinalização, até porque empresários anunciam, enquanto que nos bairros, a realidade é outra.Conforme a indicação do vereador, a maneira da pintura no poste, cor e dimensões, seriam previamente discutidas e acordadas entre a concessionária e Executivo, visando uma padronização. Além disso, argumenta, o nome pintado, evitaria o vandalismo e facilitaria a localização. “O Município sofre com a carência de placas, até mesmo pelo alto custo”, ressaltou.
Kist destacou ainda o projeto do vereador José Ademar Melchior (PMDB), que determina que antes da liberação de novos loteamentos, seja encaminhada para o Legislativo, a lista com todas as ruas novas, para que recebem nomes.
ULYSSES GUIMARãES
O presidente da Casa anunciou que encaminhará projeto para nomear uma rua de Venâncio Aires, com o nome de Ulysses Guimarães. A homenagem é dedicada ao político que foi deputado por mais de quatro décadas, participou dos principais acontecimentos da vida nacional e presidiu a Assembleia Nacional Constituinte que promulgou a Constituição brasileira, de 1988.
Conforme Telmo, os colegas vereadores acordaram com a homenagem, faltando apenas a apresentação em plenário. Nos últimos anos, os vereadores vem homenageando, especialmente, personalidades da comunidade venâncio-airense. Entretanto, a proposta de Kist se junta a tantas outras que destacam hoje, outras nomes de destaque da história brasileira, como Osvaldo Aranha, Júlio de Castilhos, Tiradentes, Getúlio Vargas, que também são ruas de Venâncio.