A vacina da dengue já pode ser solicitada em clínica particular de Venâncio Aires. O preço da dose custa, aproximadamente, R$ 280, e é oferecida a cada grupo de cinco pessoas, devido a quantidade disponível em cada frasco.
A aplicação está sendo recomendada a pessoas entre 9 e 45 anos e são necessárias três doses, com intervalos de seis meses, para que a pessoa seja imunizada. Conforme a proprietária da Clínica Labormed, Juliana Corti, o grupo de cinco pessoas é necessário, pois depois que a ampola da vacina é aberta, ela precisa ser aplicada em até seis horas neste grupo de cinco. “Caso ela não seja aplicada em cinco pessoas, após as seis horas, ela já não pode mais ser utilizada”, salienta.
A orientação é que os interessados busque mais informações pelo telefone 51 9930-5829. “A intenção é juntar o grupo de cinco e agendar para que a dose seja aplicada nesse período de seis horas”, reforça.
Juliana explica que a vacina da dengue previne a manifestação do vírus, pois a dengue é incurável e pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves. De acordo com ela, a vacina está sendo oferecida pela empresa francesa Sanofi Pasteur. Aprovada em dezembro de 2015 pelo governo brasileiro, as doses não estão sendo oferecidas pela rede pública.
A VACINAé feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança. Vacinas com o vírus atenuado são aquelas que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças, mas sejam capazes de gerar resposta imunológica, fazendo com que o organismo da pessoa reconheça o vírus e saiba como atacá-lo quando a pessoa for exposta a sua versão convencional.