O crescimento da área urbana de Venâncio Aires fica ainda mais evidente com a análise do número de loteamentos criados nos últimos anos no município. Neste ano, a secretaria Municipal de Planejamento já liberou a criação de três novos loteamentos em Venâncio Aires. Outros cinco seguem em análise. Em 2014, a Prefeitura liberou a criação de 11 loteamentos, a maioria fica na região Oeste da cidade, nas proximidades do bairro Santa Tecla.

Os números vão ao encontro do resultado do trabalho de conclusão do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, que mostra que 2005 a 2012, a região Oeste da cidade é a que mais se desenvolveu. O trabalho que consistiu na análise da expansão urbana do município neste período, foi desenvolvido pelo venâncio-airense, morador de Linha Brasil, Elvis Ricardo Fengler da Rosa. Conforme o geógrafo, através do número de loteamentos foi possível verificar o crescimento horizontal da cidade. Após o levantamento, mapeamento e análise dos loteamentos se constatou um crescimento acelerado nas áreas periféricas da cidade, em especial nas regiões Oeste, Leste e Sul. Dos 52 loteamentos criados nestes sete anos, 30 ficam na porção Oeste da cidade. Por outro lado, a porção Norte, devido as características do sitio urbano, que inviabilizam a expansão, contou com apenas um novo loteamento.Conforme conclusões do geógrafo, a cidade apresenta uma morfologia na forma de ortogonal, crescendo do centro para a periferia, de forma continua, porém desordenada. “Os loteamentos aprovados neste período geraram um grande número de lotes, entretanto, muitos deles, com até 8 anos, não foram utilizados para construção”, destacou o jovem, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Criação de loteamentos

Com o acelerado crescimento da cidade, a Prefeitura chegou a decretar, em dezembro de 2012, a suspensão da criação de loteamentos, até que uma lei fosse criada exigindo a pavimentação total das ruas abertas. O principal objetivo do Município era diminuir o déficit de ruas não pavimentadas. Somente de janeiro de 2009 a abril de 2012, Venâncio criou mais 13 quilômetros de ruas com a liberação de loteamentos, o que representa 2.449 lotes.Neste período, uma equipe técnica trabalhou a aprovação do Plano Diretor e, desde o começo do ano Venâncio Aires conta com novas regras para criação de loteamentos. Conforme o secretário do Planejamento, Celso Knies, a principal mudança foi a exigência da pavimentação. “O loteador precisa apresentar um loteamento com calçamento, rede elétrica, rede de água e pluvial.” Em função disso, ele orienta os loteadores a tomarem conhecimento das diretrizes a serem seguidas para apresentar os projetos dentro dos conformes.Com as mudanças, o custo do Município com infraestrutura é praticamente zero. “Antes era pedido, pedido, pedido de loteamentos e criava um custo enorme de infraestrutura. Agora, essa responsabilidade é do loteador. Ele vai colocar esse investimento no preço dos terrenos, mas o comprador terá uma garantia de um lugar mais digno para morar.”

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate TRINTA DOS 52 LOTEAMENTOS CRIADOS DE 2005 a 2012, FICAM NO LADO OESTE DA CIDADE
TRINTA DOS 52 LOTEAMENTOS CRIADOS DE 2005 a 2012, FICAM NO LADO OESTE DA CIDADE