O maior evento cultural da Capital Nacional do Chimarrão será retomado de maneira presencial. O lançamento da 22ª Feira do Livro foi anunciado durante uma live, na noite de quarta-feira, 25, no Clube de Leituras. O poeta cearense Bráulio Bessa será o patrono do evento deste ano, que contará com várias atrações, entre os dias 28 e 31 de outubro, no Parque Municipal do Chimarrão.
A programação será ao ar livre, em um espaço projetado ao lado do Ginásio de Exposições, dentro dos protocolos de saúde, contra a Covid-19. “A expectativa é que feira ocorra de forma presencial, assim como foi planejado pela comissão organizadora. Contudo, poderá sofrer alterações, de acordo com as flexibilizações em decorrência da pandemia”, enfatiza a gerente do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda de Araújo.
Animações culturais, literatura em quadrinhos e de terros, contação de histórias, música e bate-papo são algumas das atrações, que estão programadas para os quatro dias do evento, que também contará com a participação de artistas locais e da Escola do Chimarrão. Durante o evento literário também será realizada a 12ª edição do Concurso Literário de Venâncio Aires, destinado a alunos de escolas públicas e particulares de Venâncio Aires, e também professores e comunidade em geral. O patrono Bráulio Bessa irá participar de um bate-papo, no primeiro dia da feira, na tarde de quinta-feira, 28.
Segundo Diane, a proposta para o evento deste ano é trazer a diversidade cultural, para atender a todos os públicos. “A parte virtual veio para ficar, por isso já está na programação a transmissão pelas redes sociais da Feira do Livro e Prefeitura de Venâncio Aires”, afirma Diane.
O número dos livreiros que irão participar da festa literária ainda não foi confirmado. Mas, Diane observa que, houve um aumento de livrarias de Venâncio Aires. “Pretendemos incentivar a participação de artistas locais e regionais, assim como no ano passado”. Ela argumenta que
alguns escritores já estão se organizando para fazer atividades paralelas com bate-papo interno, para desenvolver ações, oficinas e potencializar a venda de livros. “Estas programações serão direcionadas para grupos específicos”, explica a gerente do Sesc.
A festa é promovida em parceria do Sesc, Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura do município e integra a comemoração dos 130 anos de Venâncio Aires.

Programação
28/10/2021 – Quinta-feira (público alvo: Educação Infantil / Anos Inicias e comunidade em geral
Manhã:
8h – Abertura da Feira
8h– Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
9h – Histórias para brincar com a escritora Léia Cassol
10h- Contação de História – “Toninho Pescador” com Pedro Marodin
11h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
Tarde:
13h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
14h30min – Histórias para brincar com a escritora Léia Cassol
15h30min- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
19h – Sexteto Tempero Brasil
19h30min- Abertura oficial do evento e bate-papo com o patrono Bráulio Bessa
22h – Encerramento das atividades do dia.
29/10- sexta-feira (público alvo – adolescentes Anos Finais, Ensino Médio e público em geral)
Manhã
8h – Abertura da Feira
8h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
9h- Literatura e Rock com Vinícius Rodrigues
10h30min – Literatura em quadrinhos com Vinícius Rodrigues
Tarde
14h30min – Literatura de Terror com Vinícius Rodrigues
15h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
17h – Contação de História – “Toninho Pescador” com Pedro Marodin
18h30min – 12º Concurso Literário de Venâncio Aires
19h30min – Apresentação do Grupo Alphorria
22h – Encerramento das atividades do dia.
30/10 – Sábado
10h – Abertura da feira com visitação aos livreiros
10h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
10h30min – Contação de história ” Histórias Rocambolescas de um mundo Amazônico” com a Destemperados Teatro
14h – As fantásticas aventuras de um menino que lia livros com a Destemperados Teatro
16h- Pé de Minhoca Histórias Cantadas com Mari Corrêa e Thomaz Lenz
17h – Escritores Venancio-airenses com Gean Naue
19h- Show com Vocal da Uninter
22h30min – Encerramento das atividades do dia.
31/10 – Domingo
10h- Abertura da Feira com visitação aos livreiros
10h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
13h- Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
15h- Espetáculo circense “A mala do meu vô”
16h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
17h- Show com Bico Fino Brothers Band
18h – Sarau de Halloween com a Biblioteca Pública
19h – Encerramento da Feira do Livro 2021.
Feira do Livro
- O tema ‘Ler Aproxima’, foi escolhido pelos organizadores, como forma de incentivar a leitura como atividade de integração entre as pessoas. “Já que os abraços e encontros não são possíveis, a literatura, música, boas histórias e o chimarrão vem ao econtro desta proposta, de aproximar uns aos outros”, afirma Diane.
- A escolha do patrono Bráulio Bessa segue a mesma linha. O poeta cearense é moderno, contemporâneo e disseminador da literatura popular. A poesia do escritor é relacionada a situações do cotidiano. “Ele traz uma literatura popular que aproxima aliada à proposta da Feira do Livro deste ano”, afirma o secretário de Cultura e Esporte, Émerson Eloi Henrique.
- Durante o evento ocorre o 12º Concurso Literário de Venâncio Aires. As participações poderão ser através da produção de desenho ou poema inéditos, a partir do tema da feira ou de obras literárias de algum dos escritores que participam da programação.
Bráulio Bessa: o patrono

Desde os 14 anos, o poeta nordestino Bráulio Bessa já rabiscava os primeiros versos. Natural de Alto Santo, interior do Ceará, ele ficou famoso em todo o Brasil, em 2012, após postar vídeos na internet, ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações. Semanalmente, o autorfaz uma participação no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Bráulio é autor de ‘Poesia com Rapadura’ e ‘Brálio Bessa, poesia que transforma’. O poeta é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.
LEIA MAIS: