Lançado projeto “Escolas contra a dengue”

-

Desde que Venâncio Aires apareceu em uma lista de mais de 320 cidades gaúchas consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, em fevereiro, a palavra ‘dengue’ vem sendo falada com mais frequência no município. Inevitavelmente, o aspecto negativo ganhou repercussão, mas é com ele que também vem a necessidade da prevenção.

Pensando nisso, um projeto quer ‘provocar’ a conscientização dos venâncio-airenses e, dessa vez, agir diretamente dentro das escolas. O meio para isso é o concurso “Escolas Contra a Dengue”, uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. Através de desenhos, vídeos e poemas, o concurso quer integrar alunos, professores e famílias sobre a importância de prevenir.

O projeto foi apresentado nesta terça-feira, 4, na Prefeitura. Uma dos nomes à frente da iniciativa é da enfermeira Marina Kroth, que coordena a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, trabalho realizado no interior e em bairros onde não há unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). “Vimos que não temos pernas suficientes para chegar em todas as escolas, já que muitas estão longe de unidades de saúde. Mas, com o projeto, teremos esse alcance.”

Marina explica ainda que já existe um programa chamado Saúde na Escola, o qual promove a integração de unidades de saúde e escolas próximas a elas. Nele, são desenvolvidas ações de prevenção contra a dengue, além de avaliações físicas, por exemplo. Atualmente, isso acontece nas escolas Benno Breunig, José Duarte de Macedo, 11 de Maio e João Pádua da Rosa, além das Emeis Bela Vista e Infância Feliz. “O concurso acabará sendo uma espécie de extensão desse programa.”

EDUCAÇÃO

Também à frente da iniciativa está a assessora da Secretaria de Educação, Greici Mattos. Ela destaca que, além da prevenção, o assunto não pode cair no esquecimento, principalmente pela aproximação dos meses ‘frios’. “Dengue é um tema que não pode ser lembrado apenas no verão. Precisa de cuidados o ano todo. Estamos à disposição para tirar dúvidas e temos um material informativo na Educação.”

Greici disse ainda que o concurso deve refletir nas famílias. “Trabalhando isso nas escolas, os estudantes levam o que aprendem para suas casas. Toda família acaba contemplada.”

O CONCURSO

Voltado para qualquer turma e escola, seja pública ou privada, o concurso será dividido em três categorias: um desenho em cartolina por turma (1º a 5º anos); um vídeo por turma (6º a 9º anos e EJA regular); e um poema na categoria EJA intensivo.

Nenhuma escola é obrigada a participar, mas, se quiser, deverá respeitar a um determinado prazo, que encerra dia 15 de agosto. Os vídeos deverão ser enviados para o e-mail sme.venancioaires@gmail.com. Já os desenhos e poemas podem ser entregues diretamente na Secretaria de Educação.

A premiação ocorre em setembro. A turma vencedora dos anos iniciais ganhará uma tarde na casa de festas Onça Pintada. Dos anos finais, o prêmio será uma tarde no cinema em Lajeado. Já da EJA intensivo, um aluno ganhará um celular e um rodízio de pizza.

Meio ambiente

O lançamento do concurso ocorreu em meio à programação da Semana do Meio Ambiente, a qual segue com atividades até sexta, 7. Hoje, 5, às 10h, tem plantio de mudas nativas com participação dos alunos na Escola Wolfram Metlzer e oficina de reciclagem ao longo do dia na Uninter.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido