A Languiru está oficialmente instalada em Venâncio Aires. Durante solenidade realizada na manhã de ontem, a cooperativa entregou à comunidade a loja Agrocenter.
Localizada às margens da rodovia RSC-287, em Linha Barbosa, a unidade iniciou as atividades na segunda-feira, 3. No local, os produtores rurais encontram sementes e fertilizantes necessários para a produção de grãos, assim como itens relacionados à farmácia veterinária e rações para diversas espécies. “Estamos trazendo a força da Languiru no agronegócio. Fornecemos uma gama de produtos direcionados aos produtores, que nós denominamos de Agrocenter Insumos”, frisou o presidente da cooperativa Dirceu Bayer, ao falar sobre o empreendimento.

Prefeito Giovane Wickert destacou que a instalação da Languiru representa um investimento muito grande para a reação da economia de Venâncio Aires. Wickert fez alusão aos novos investimentos que estão se concretizando, principalmente na área do comércio e na prestação de serviços. Citou o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), da Emater/RS-Ascar e dos sindicatos que aprovaram, junto com a Câmara de Vereadores, os recursos a serem investidos no complexo. Segundo ele, em pouco tempo, ocorrerá o retorno do investimento por meio da geração de empregos, impostos e renda.
Wickert também destacou o trabalho da imprensa local na divulgação dos empreendimentos e da diversificação do município. “Até pouco tempo, muitos tinham a visão de que aqui somente se produzia tabaco. Produzimos muitas outras coisas aqui. Conseguindo vender esta imagem, conquistando um Centro de Vocação Tecnológica da Proteína, iremos nos credenciar cada vez mais no comércio, no serviço, na agricultura e na indústria”, salientou.
NOVOS ASSOCIADOSO dirigente observou que os novos complexos representarão a oportunidade de aumentar o número de associados da cooperativa em Venâncio Aires. No momento em que os produtores conhecerem a forma de trabalho da Cooperativa Languiru, Bayer acredita que esta adesão será automática.
A cooperativa dispõe de uma equipe de técnicos que irá visitar os produtores locais para que possam aderir ao sistema da Cooperativa Languiru. “O que queremos é ajudar no desenvolvimento e na melhora nas condições de vida dos agricultores. Nosso modelo nas áreas onde atuamos há mais tempo é de diversificação de atividades e isto queremos trazer para cá. Também queremos dizer aos associados que não precisam substituir o tabaco.
Do contrário, eles devem continuar investindo nesta cultura sem deixar de plantar outras, como milho na resteva do tabaco, a soja, avicultura, suinocultura. Sempre com o intuito de agregar valores à matéria-prima. Este modelo queremos também implantar aqui em Venâncio Aires, pois percebemos que as famílias que diversificam, tem uma qualidade de vida melhor”, afirmou.