Lar Novo Horizonte: a saudade amenizada através da janela

-

A janela, que antes era o portal para verificar se o dia clareou, se há sol ou chuva, agora, é a principal forma de rever familiares e amigos através dos vidros, que não escondem as lágrimas de saudade dos filhos, netos ou bisnetos. Ela está no mesmo lugar, mas nos últimos meses, em função do isolamento social por causa da Covid-19, tornou-se peça importante para amenizar a falta das visitas para os 42 moradores do Lar Novo Horizonte, localizado no bairro Bela Vista, em Venâncio Aires. O celular também ganhou mais tempo de uso no dia a dia por meio das chamadas de vídeo.

Os cuidados redobrados são necessários porque são pessoas com mais de 60 anos que residem no Lar, consideradas de maior risco pela contaminação do coronavírus.
De acordo com a administradora do Lar Novo Horizonte, Carolina Mott, desde o dia 17 de março, foram suspensas as visitas na instituição, além das atividades em grupo que eram feitas na casa.

As visitas a distância, ao ar livre, ou pela janela da sala de enfermagem, são possíveis com agendamento, com todas as medidas de prevenção, sendo o uso obrigatório de máscara pelo visitante. “Amenizam um pouco da saudade, através da visita da janela, onde eles conseguem visualizar seus familiares de longe. O papel dos visitantes, neste momento, está sendo essencial, através da compreensão de não expor eles ao vírus”, ressalta a enfermeira Francini Bernardi.

A distância

Com a mãe residente do Lar Novo Horizonte, Maurília Schmidt, 64 anos, diz que tem saudade de poder abraçar e estar perto da mãe Nadir Severo da Silva, 85 anos, que está em isolamento desde março, quando começaram as ações de prevenção ao coronavírus.
“Fui visitar ela no Dia das Mães. Eu, de longe na rua, e ela pela janela. É ruim tu não poder dar um abraço e um beijo, mas é para o bem dela e dos outros idosos que estão lá. A gente entende”, destaca Maurília que, semanalmente, fala com a mãe por meio de chamada de vídeo.

“As enfermeiras também mandam fotos pra gente e nos sentimos seguros, pois ela não está sozinha lá”, diz a filha.

Rejane e Erdson, de longe, foram parabenizar dona Rosa que esteve de aniversário ontem, sexta-feira (Foto: Jaqueline Caríssimi/Folha do Mate)

Já o aniversário da dona Rosa Maria Arenhardt, que completou os 81 anos, nesta sexta-feira, 26, foi diferente, sem festa e sem abraços, mas com a presença dos familiares, mesmo que distantes fisicamente. “Não ganhei abraços, mas ganhei muitos parabéns”, diz orgulhosa e acrescenta, “minha filha Claudete até me trouxe o meu gato Frederico, foi o melhor presente”, diz. Residente no Lar desde janeiro deste ano, ela tece elogios e diz que o lugar é ótimo de se viver. “Aqui é muito bom, eu estou gostando”, diz ela, que é mãe de quatro filhos, tem seis netos e quatro bisnetos. A filha Rejane e o esposo Erdson Walker estiveram ontem, mesmo na distância, desejando as felicitações à mãe e sogra, porém garantiram que, quando a pandemia passar, a família estará reunida com dona Rosa para saborear um bom churrasco e comemorar este aniversário.

São João

Canto terapia, jogos, hora do conto, bailinhos, atividade física e o chimarrão estão cancelados desde o início da pandemia, e permanecem sem previsão de retorno. A educadora física e a psicóloga retornaram as atividades, porém os atendimentos seguem individuais, explica a administradora Carolina Mott.

Para compensar, internamente, as atividades não deixam de ser realizadas, mas de outra forma. Um exemplo foi nesta semana junina, na terça-feira,23, as residentes do Lar Novo Horizonte tiveram uma tarde especial com o ‘Arraiá do Lar’. Devidamente caracterizadas para a Festa de São João, tiveram a degustação de comidas típicas e momentos de integração. “Sem convidados e nem gaiteiro, a exemplo de outros anos, mas aproveitaram muito”. Na publicação das fotografias nas redes sociais, saudade é a palavra mais citada nos comentários.

“O que mudou, é que eles aprenderam que podemos sorrir com os olhos. Com o tempo se acostumaram com os funcionários e familiares usando a máscara. Para nós está sendo surpreendente a forma como eles estão agindo a essa pandemia. Diariamente os orientamos do que está acontecendo no mundo, devido à Covid-19.”

CAROLINA MOTT – Administradora do Lar Novo Horizonte

Prevenção

Até o momento, apenas um dos residentes foi testado, por ter apresentado um pico febril, mas o resultado foi resultado negativo.

Foram realizadas todas as orientações aos profissionais, conforme normativas do Ministério da Saúde. A higienização foi redobrada. Todos os profissionais que estão trabalhando diretamente com os idosos, foram testados e negativados.

Somente os funcionários do Lar estão usando máscaras, de acordo com a enfermeira Francini Bernardi. Os residentes não estão usando máscaras porque vivem isolados em um mesmo ambiente sem receber visitas externas.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido