Está tramitando na Câmara de Vereadores o projeto de lei que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 de Venâncio Aires.
Os vereadores têm até o dia 20 de novembro para aprovar a LDO com as emendas sugeridas ao Executivo. Antes disso deve ocorrer a audiência pública para tratar do orçamento do próximo ano. A reunião, segundo o presidente Paulo Mathias Ferreira (PMDB), ainda não foi agendada.
As emendas ao orçamento foram tema de debate na sessão ordinária na última segunda-feira, 29. Alguns vereadores da oposição, inclusive, lamentaram o não cumprimento das emendas por parte do Executivo. Adelânio Ruppoenthal (PMDB) afirmou que são desnecessárias e uma perda de tempo. “Infelizmente o prefeito não as cumpre. Se não cumpre o orçamento participativo, que as pessoas vão la, participam, perdem tempo, votam, escolhem delegado, imagina a emenda dos vereadores”, lamentou. Também se disse preocupado, pelo fato do orçamento não contemplar a construção do cemitério municipal, nem o novo estádio do Cruzeiro.
O líder de governo, Telmo Kist (PDT), observou que as emendas ao orçamento se não foram contempladas ao longo do ano é porque houve a redução do ICMS e do FPM. “São R$ 3 milhões a menos, não tem como cumprir com a redução das receitas”.
A reportagem contatou o prefeito Airton Artus para falar sobre o assunto. O chefe do Executivo lamentou as manifestações dos vereadores. “Sem comentários. Tentei explicar isso a eles nos últimos quatro ano e não vai ser agora que vão compreender”.
A próxima sessão da Câmara ocorre na segunda-feira, 5, a partir das 19h30min.
Letícia Wacholz