
Passo do Sobrado - Com mais de três décadas de história, a Baky Alimentos começou as atividades em Vera Cruz. Foi em um espaço pequeno, nos fundos de casa, que Nelson e Marlene Back deram início à produção de queijo e, mais tarde, agregaram a pasteurização de leite. Ao longo dos anos, o negócio familiar cresceu e o mix de produtos se ampliou.
No município de Passo do Sobrado, a empresa de lacticínios encontrou terreno fértil para expandir atividades. Com incentivo da Prefeitura, construiu sede própria na ERS-405, em 2017, iniciando as operações no município em 2018. A estrutura de cerca de 3 mil metros quadrados de área da indústria viabilizou a ampliação do maquinário e o consequente aumento da produção.
Ao longo dos últimos anos, a Baky se consolidou como uma das principais empresas de Passo do Sobrado. Em 2024, foi a segunda com maior Valor Adicionado Fiscal (VAF) do município. Atualmente, são 2 milhões de litros de leite processados por mês, que se transformam em queijo lanche e mussarela, nata, iogurte, bebida láctea e requeijão, vendidos para todo o Rio Grande do Sul, com foco principal na Região Metropolitana de Porto Alegre. O leite é fornecido por cerca de 200 produtores de diversos municípios gaúchos, especialmente do Vale do Rio Pardo.
“Ao longo de toda nossa história, nos esforçamos para manter o padrão e a qualidade dos produtos”, destaca Marlene. Para os fundadores da Baky, é motivo de orgulho o crescimento e a continuidade da empresa, com a atuação dos filhos Fernando, Carlos, Isabel, Leandro e Lucas Back, junto à equipe de 80 funcionários. De acordo com Fernando, a expectativa é de investir cada vez mais em tecnologia para automatizar as atividades. “Também trabalhamos continuadamente para aumentar a gama de produtos e estar cada vez mais próximo de nossos fornecedores e clientes.”