
Nilson Lehmen deve ser a novidade de última hora entre os pré-candidatos de Venâncio Aires para o pleito do dia 7 de outubro. Ontem à tarde, em entrevista concedida à Folha do Mate, o ex-presidente do Legislativo e atual presidente do MDB local afirmou que “é a tendência” a confirmação do nome dele para a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados. Lehmen argumentou que tem “o convite pessoal do governador José Ivo Sartori” e que deve definir a pré-candidatura nos próximos dias para ganhar tempo.
De acordo com ele, a convenção estadual do partido está marcada para o dia 5 de agosto, na Capital Porto Alegre, e a intenção é reunir o diretório local antes desta data para referendar seu nome. “Não é uma convenção, mas um ato simbólico, onde o partido sinalizará que apoia o nome da pessoa. É a maneira de mostrar que o filiado não é pré-candidato porque quer, mas por ter a simpatia dos outros colegas de legenda”, declarou, acrescentando que o encontro com os líderes locais deve ocorrer “na semana do dia 17”.
DISPOSIÇÃO – O presidente do MDB argumentou que está “disposto” a concorrer no dia 7 outubro e, antes mesmo de perguntado sobre as dificuldades de uma eleição para deputado federal, disse que “o pleito não é fácil, mas viável”. Lehmem utilizou como exemplo a trajetória do colega de partido, Jones Martins, que era vereador em Gravataí e, com 17 mil votos, conquistou uma cadeira na Câmara Federal. “Eu mudei minha opinião sobre a campanha para deputado federal. A política se mostra mais dinâmica a cada disputa e os cenários estão sempre mudando e nos surpreendendo. Estou à disposição”, disse o provável pré-candidato.
“Me sinto motivado, pois mesmo nesta fase de cogitação de uma pré-candidatura tenho recebido muito apoio e estímulo para seguir adiante neste propósito. Quem quer contribuir para a política de alguma forma tem que dar um passo à frente neste momento.”NILSON LEHMENPresidente do MDB de Venâncio Aires e provável pré-candidato a deputado federal
REGIÃO
1 – Nilson Lehmen disse que acredita que pode alcançar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, se fizer uma boa votação em Venâncio Aires e buscar mais indicações fora do município, especialmente nos vales do Rio Pardo e Taquari.
2 – Embora não esteja com uma pré-campanha consolidada – até porque ainda não definiu se realmente vai concorrer -, ele sustentou que tem muitos contatos da época de assessor especial na Casa Civil do Governo Sartori e está acostumado a participar de eventos em várias cidades.
3 – O presidente do MDB local afirmou ainda que deve focar as atenções para a pré-candidatura a partir de hoje, após a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Direito Tributário.
4 – A partir das 9h, Lehmen defende a tese na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre. O orientador dele é Leandro Paulsen, desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF-4), presidente da 8ª Turma, responsável pelo julgamento em segunda instância dos processos da Operação Lava Jato.
Pré-candidaturas
Se Nilson Lehmen confirmar sua pré-candidatura a deputado federal, será o terceiro nome de Venâncio Aires na corrida por uma cadeira na Câmara, em Brasília. Os outros dois são Acemar da Silva, o Zequinha (PPS), e Tiago Wendt da Silva (PHS). Para deputado estadual são mais quatro nomes à disposição: Vinícius Medeiros (PSDB), Airton Artus (PDT), Celso Krämer (PTB) e Dianefer Berté (PT).