
A Prefeitura de Venâncio Aires está finalizando processo de contratação de empresa que vai realizar o projeto executivo para futuras obras na ERS-422. O levantamento contempla o trecho da via de 7,3 quilômetros entre Linha Brasil, proximidades da Haas Madeiras, até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Deodoro.
O projeto executivo está sob responsabilidade da empresa Rafael Andrade Freitas Engenharia LTDA, contratada através de licitação por R$ 66,5 mil. O estudo detalhado abrange levantamento topográfico, estudos geotécnicos, projeto geométrico, de drenagem, de sinalização e o orçamento completo da obra. O documento, que tem um prazo de 180 dias para ser concluído a partir da assinatura da ordem de início, ainda necessitará da análise e aprovação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Com o projeto em mãos, o prefeito Jarbas da Rosa e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, terão os subsídios técnicos necessários para buscar a liberação de verbas. A forma de como a obra será executada, se em uma única etapa ou por trechos, dependerá do volume de recursos.
Atualização
De acordo com a Prefeitura, existem projetos de engenharia e orçamentários, porém são datados ainda da década de 80. Na metade de 2023, em reunião com o Daer em Porto Alegre, o prefeito afirmou que após o trabalho até Vila Deodoro a próxima etapa é o trecho de 26 quilômetros seguintes entre Vila Deodoro e a localidade de Sete Léguas, divisa com Boqueirão do Leão.
Antes disso, em 2019, a Prefeitura de Venâncio Aires firmou parceria com o Daer, assumindo os trabalhos de manutenção. Até então, o órgão era responsável pelos trabalhos, mas acabou não tendo condições para as intervenções.
Estrada da Serra
- A busca por pavimentação da ERS-422 é uma luta que se estende há muitas décadas. No passado, a ‘Estrada da Serra’ era uma das ligações da região com o Norte gaúcho. Porém, com a implantação de um ‘traçado mais reto’, que se tornou a BR-386, o trecho foi deixado de lado.
- A busca pelo asfalto busca facilitar o escoamento da produção, além de gerar potencial para desenvolver o turismo da região serrana de Venâncio Aires e dos demais municípios, como Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, por onde também passa a 422.