Rio Grande do Sul inicia emissão do licenciamento 2025

Proprietários não precisam mais pagar o seguro para licenciar o veículo.

-

O Rio Grande do Sul já iniciou o processo de emissão do documento de licenciamento anual de veículos, referente ao ano de 2025. Os proprietários podem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para emitir o documento, desde que tenham quitado todas as obrigações do veículo, como Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), taxa de licenciamento do DetranRS e multas vencidas.

A atualização do Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRLV-e) costuma ser confirmada em minutos, mas pode levar até 24 horas. O prazo máximo para quitação dos débitos do licenciamento foi unificado para 31 de julho de todos os veículos, independentemente da data de vencimento do IPVA.

Neste ano, os proprietários estão isentos do pagamento do seguro obrigatório, devido à revogação da recriação do seguro pelo Congresso Nacional, no final de dezembro.

Onde pagar a taxa de licenciamento 2025, IPVA e multas? 

Os débitos de veículos podem ser pagos por meio de bancos conveniados, Pix ou instituições financeiras autorizadas pelo DetranRS.

1) bancos conveniados:​

  • BANRISUL (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)​
  • SICREDI (inclusive para não correntistas no caixa)​
  • SICOOB (inclusive para não correntistas no caixa)​
  • Lotéricas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL​
  • BANCO DO BRASIL (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)​
  • BRADESCO (somente para correntistas — canais de autoatendimento)​

2) por Pix de qualquer instituição financeira, de qualquer pessoa (não precisa ser o proprietário), basta gerar o código de pagamento via Central de Serviços do DetranRS (clique aqui e gere o código).​

3) instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.​

Alerta para golpes

O governo do Estado alerta os proprietários para ficarem atentos a golpes, enfatizando que não envia links ou boletos de cobrança de IPVA.

Para evitar fraudes, é recomendado gerar o código de pagamento para Pix nos canais oficiais do governo do Estado, como o portal rs.gov.br, a Central de Serviços do DetranRS ou o site ou aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda.

Antes de confirmar o pagamento, é necessário conferir se o valor será creditado a um CNPJ de um órgão do Governo do Estado, seja DetranRS ou Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso de IPVA). 

*Com informações do DetranRS
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido