Foto: Cássia Paula Colla / AI Prefeitura Na manhã de ontem, moradores de Linha Sapé foram recebidos na sala de reuniões da Prefeitura e tomaram conhecimento de como está o processo
Na manhã de ontem, moradores de Linha Sapé foram recebidos na sala de reuniões da Prefeitura e tomaram conhecimento de como está o processo

Depois da primeira licitação para pavimentação da estrada geral de Linha Sapé ter sido frustrada, uma segunda será publicada assim que o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) autorizar. Existe a possibilidade de o novo edital ser publicado ainda em janeiro. No novo documento será feito um reequilíbrio financeiro, com base em tabelas atualizadas, para atrair mais empresas para o certame. Os dados foram repassados, ontem, a moradores que buscavam informações sobre o andamento do processo.

A equipe técnica explicou que na primeira licitação, o reajuste demasiado dos insumos derivados do petróleo, que no último ano aumentaram 40%, tornam o custo da obra inviável pelo investimento previsto na licitação. Isso provocou o desinteresse das empresas.

ATUALIZAÇÃO

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Sthal Böhm Heinemann, explica que para esta nova licitação a equipe técnica buscou, junto ao Daer, tabela atualizada, para construir um orçamento mais alto e assim tornar o processo mais atrativo. “Com mais empresas interessadas, temos condições de obter propostas com valores mais baixos”, diz.

Na nova licitação, o valor da obra será de R$ 6,5 milhões. Convênio, assinado em julho de 2018, entre o Daer e Administração Municipal, garantiu R$ 5,3 milhões. Em entrevista, o prefeito Giovane Wickert destacou que a meta, mais do que aumentar a contrapartida da Prefeitura, é iniciar a obra ainda no primeiro semestre do ano. “Tudo ocorrendo conforme o planejado, até junho é possível tranquilamente a obra ter de fato iniciada”, argumentou.