Mesmo antes do inverno terminar, o comércio de Venâncio Aires já liquida peças da estação mais fria do ano. As vitrines e produtos apresentam diferentes percentuais de desconto que são um atrativo para os consumidores.
A sócia-proprietária de loja no centro da cidade Simone Eichler destaca que as liquidações já começaram no início do mês de julho. Há a promoção total do estabelecimento com 25% dedesconto e a parcial. Nesse último caso, a cada semana um produto está em evidência. “Ainda faremos outras promoções especiais.” Ela enfatiza que, além das peças de inverno, as de meia-estação como calças jeans e camisas, também estão na lista. “Há peças tradicionais como o jeans. Vendemos durante todo o ano. As promoções possibilitam que o consumidor invista nas peças que são coringa, práticas e essenciais no guarda-roupa.”
A gerente de loja que comercializa peças masculinas, femininas, calçados e acessórios, Mônica Selvler, cita que, desde semana passada, os produtos como casacos, lãs e botas apresentam descontos de até 40%. “As pessoas já esperam pelas liquidações desde a metade do mês de julho. Os produtos em promoções são bem vendidos.” O local também realiza pagamento parcelado dos produtos com desconto. “Esse é um dos diferenciais.”
Promoções estimulam as lojas
As promoções do comércio são uma forma de fazer com que as peças que estão no estoque das lojas circulem, pois mesmo antes de encerrar-se uma estação, os estabelecimentos já compram produtos da próxima. “é muito importante a liquidação para as lojas, porque todo o ano mudam as tendências, cores e estampas. Há também grande diferença no preço e é um estímulo”, destaca a gerente administrativa da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires, Lisete Stertz.
Ela explica que, geralmente, as liquidações de inverno ocorriam, a partir do mês de agosto. Na opinião dela, houve uma antecipação dos descontos em virtude da falta de dias mais frios e dos períodos de chuva das últimas semanas. “O frio está vindo aos poucos com força e com chuva as pessoas não saem de casa para comprar.” Além das mudanças na estação, Lizete frisa que as pessoas acabam ficando mais retraídas por ouvirem ou lerem algo sobre crise, diariamente. “Mesmo assim, o comércio está vendendo e acredito que tenha se preparado.”
Por meio de uma consulta no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), é possível perceber esses fatores, no momento, pois foi constatado que de 1° até 22 de julho houve uma redução de 8% nas vendas no comércio em comparação ao período do ano passado. O percentual está relacionado nas vendas em crédito. Isto é, aquelas em que o pagamento é feito com cheque bancário ou que os produtos serão pagos de forma parcelada com os carnês. Em relação as vendas á vista ou por cartão bancário, destaca que não é possível fazer um levantamento, pois não passa pelo sistema da Caciva.
De acordo com ela, a maioria dos estabelecimentos faz os descontos para o preço à vista. No entanto, há as lojas que possibilitam o pagamento parcelado com promoções todo o ano. “Esse desconto e um pagamento mais estendido também são uma forma de fazer com que o consumidor volte para a loja. Quando ele vai pagar uma parcela, é apresentada uma nova oportunidade, novas promoções.”