Livro destaca história da comunidade afrodescendente no Vale do Rio Pardo

-

O professor e escritor venâncio-airense Jair Pereira, de 62 anos, está prestes a lançar o seu quarto livro – além de artigos e participação em coletâneas e outras obras. Intitulado ‘Resiliência e Alteridade na Construção de Identidades Sociais Negras no Sul do Brasil’, o projeto está em na pré-venda no site da Editora Viseu, que fará, posteriormente, a distribuição e venda.

O objetivo central da obra é responder como os negros construíram suas identidades nesta região, a partir da exclusão, da invisibilidade social e simbólica. Segundo Pereira, a resposta transita na resiliência, mas perseverando na alteridade e afirmação de suas identidades, tanto individual como social. “Para isso, criaram espaços de resistência física, cultural e política, econômica, religiosa e de lazer, nos diferentes contextos históricos”, destaca.

De acordo com o escritor, as expectativas para o lançamento são as melhores possíveis, uma vez que era um anseio de pesquisadores e, principalmente, de outros professores de História da região. “O tema era bastante solicitado durante o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, para suprir uma lacuna existente a nível local e regional”, enfatiza.

Projeto

A obra foi inicialmente apresentada no formato de dissertação de mestrado, com o título ‘Identidade e Desenvolvimento Regional: O caso de uma comunidade Afro-brasileira no Vale do Rio Pardo’, em março de 2005, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

No livro, o autor buscou uma reconstrução histórica da presença de população afrodescendente no Vale do Rio Pardo, a partir um recorte pontual para Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, por ser uma área majoritariamente ocupada por descendentes de europeus (luso e teuto-brasileiro), com o objetivo de explicar como se deu a relação étnica entre as partes envolvidas.

Lançamento

Ainda sem data definida, o lançamento deve ocorrer em breve. No entanto, Pereira já está com alguns exemplares e realizando reservas para colegas, amigos e interessados, através das próprias redes sociais.

Conheça o autor

• Jair Luiz Pereira é graduado em Estudos Sociais – História, tem pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Supervisão e Orientação Escolar, além de ser mestre em Desenvolvimento Regional.

• Em 1994, publicou o livro ‘Caá Yari’. Além disso, tem diversos artigos relacionados à temática dos negros na região, publicados em livros como ‘Abrindo o Baú de Memória’, de 2004; ‘Venâncio Aires buscando suas raízes’, de 2013; e ‘Autores Luso-brasileiros’, de 2019.

• Também é autor de ‘Devaneio: uma história que não foi contada’, de 2020; ‘Gaúcho Raiz, o filho da mãe’, de 2021; ‘Ubuntu e Associativismo Étnico: o Négo FC’, de 2022; e ‘Resiliência e Alteridade: a construção de identidades afro-brasileira no Brasil Meridional’.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido