A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai efetivar a retirada das lixeiras de resíduo seco do centro da cidade. As lixeiras menores, com pouco mais de um metro de diâmetro, estão localizadas em ruas como a Visconde do Rio Branco até a Ruperti Filho e da Rua 15 de novembro até a Rua antônio Carlos. As unidades serão recolhidas amanhã, e vão passar por manutenção antes de serem realocadas em escolas e locais pontuais pelo interior.

Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraLixeiras serão encaminhadas para o interior e escolas do município
Lixeiras serão encaminhadas para o interior e escolas do município

A assessora da pasta, Gabriela Graef, diz que um dos principais motivos da retirada destes contêineres do centro é o desrespeito com a separação do lixo, a dificuldade que a empresa enfrenta em mantê-la limpa e também pelo fato de os catadores não cumprirem com o combinado que era o recolhimento do material reciclável disposto nestes locais. “A comunidade tem depositado lixo orgânico nesta lixeira que seria apenas para o lixo seco, o que tem dificultado a limpeza das mesmas, deixando as ruas centrais com aspecto desagradável”, ressalta Gabriela.

A expectativa é de que em 90 dias já sejam contratados mais 110 contêineres automatizados, que irão suprir este recolhimento de lixo seco. Durante o período em que as lixeiras não estiverem à disposição da comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente informa que a coleta de lixo seco acontece regularmente todas as terças e sextas-feiras, a partir das 18h30min. Desta forma, o cidadão deve depositar o lixo seco ao lado do contêiner de lixo orgânico, respeitando os dias e o horário.