Governo Federal reconhece decreto de emergência de Venâncio Aires

-

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência de Venâncio Aires, em razão da estiagem que assola o município e já causou sérias perdas para a agricultura – a estimativa é que o prejuízo superou os R$ 50 milhões. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 16. Antes, o decreto já havia sido homologado pelo Governo do Estado.

De acordo com o decreto, a situação se agravou a partir do início de dezembro de 2019 e chegou ao nível crítico no dia 27, quando o poder público passou a intervir em várias questões na área rural do município, onde lavouras de diversas culturas foram atingidas e o abastecimento de água potável e não potável foi interrompido em propriedades que dependem de nascentes e poços artesianos, que chegaram a níveis mínimos. “A estiagem provocou falta de água, tanto para consumo humano quanto para uso nas plantações e trato de animais, em toda a área rural do município, com prejuízos irreversíveis que abrangem 1.780 famílias”, sustenta o decreto.

O documento aponta perdas no tabaco (14,9%), bovinos de leite e de corte (15,6%), milho safra (33,75%), feijão safra (35%), milho silagem (25,5%), olerícolas (35,5%) e melancia (50%), além de informar ainda prejuízos relacionado ao feijão, moranga, hortaliças, fruticultura, alfafa, temperos e erva-mate. Com a frustração de boa parte da safra agrícola, há a preocupação com a impossibilidade de os agricultores honrarem compromissos anteriormente assumidos – empréstimos para financiar a produção -, “com situação de alerta e endividamento no comércio de insumos local, com reflexos para a economia urbana”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Dário Martins, o Município buscará informações sobre como acessar recursos, que podem vir tanto do Ministério da Cidadania quanto do Ministério da Agricultura.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido