Mais de uma tonelada de lixo é retirada no primeiro dia de limpeza do Castelhano

-

Os trabalhos de limpeza de resíduos e desassoreamento do Arroio Castelhano iniciaram ontem. Mais de uma tonelada de lixo e galhos já foi retirada no primeiro dia segundo a empresa venâncio-airense MJ Serviços, contatada para a execução do trabalho.

As ações devem ser concentradas nos pontos onde a água tem mais dificuldade de passagem devido aos entulhos. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, cinco pontos foram mapeados e precisam ser desobstruídos.

IN LOCO

Segundo o proprietário da empresa responsável, Paulo Marcelo Dutra, nas margens do arroio se encontra todo tipo de lixo. “Nessa uma tonelada retirada tem de tudo, bola de futebol, garrafas pet, restos de embalagens de veneno, frascos de remédios, capacetes, televisão e diversas coisas”, enumera.

Dutra ressalta que depois da limpeza a comunidade precisa preservar o local. “A população deve se conscientizar, cuidar, porque o arroio é de todos nós. Se não pararem de colocar os lixos, daqui alguns meses vai estar cheio de novo.”

É elevado o número de galhos e troncos de árvores ao longo do leito do arroio (Foto: Divulgação)

Além dos resíduos, a MJ deve recolher galhos e troncos. Por ser um local de difícil acesso, no primeiro momento a empresa trabalha sem maquinário, somente com serviço braçal. O profissional estima que o trabalho tenha duração de três a quatro meses. “Conseguimos avançar poucos metros por dia, por questão do grau de dificuldade.”

Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires, o prefeito Giovane Wickert comenta que a força-tarefa depende do tempo seco, entretanto, observa que o mês de setembro costuma ser chuvoso.

Segundo ele, a retirada de lixo garantirá um menor impacto ambiental e amenizará o acúmulo de resíduos em determinados trechos, além de evitar a obstrução de saídas do arroio. Os pontos de limpeza foram monitorados e verificados por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Além do recolhimento de entulhos, será feita a drenagem em cerca de 700 metros. O investimento está estimado em torno de R$ 80 mil.

SAIBA MAIS

  • Após a limpeza, ainda neste semestre, deve iniciar o reflorestamento do trecho do Arroio Castelhano. Devem ser plantadas 1,5 mil mudas de árvores nativas, abrangendo cerca de cinco propriedades.
  • Para financiar o projeto, é utilizado recurso repatriado para Venâncio a partir de multas e taxas recolhidas pela Fepam.
  • O Arroio Castelhano é o principal recurso hídrico do município, sendo um dos afluentes do Rio Taquari. Ele percorre a Zona Rural do município e tem a sua origem no extremo norte de Venâncio Aires.
Empresa MJ Serviços assinou contrato na última sexta-feira, 30 de agosto, no gabinete do prefeito Giovane Wickert (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura)
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido