Projeto de lei que prevê a instalação de cinco paradas inteligentes em Venâncio Aires vai à Câmara de Vereadores. Inicialmente estavam previstas apenas três paradas especiais na Capital Nacional do Chimarrão. A primeira ficará localizada na Praça da Matriz e a previsão do Executivo Municipal é de que ela seja inaugurada até o dia 15 de setembro.
A localização das demais estruturas ainda precisa ser definida pela Prefeitura, mas é possível que a segunda seja instalada na Praça Evangélica, informa a secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Stahl Böhm Heinemann. “É possível também que essas paradas possam ser instaladas não apenas na área central, mas também em bairros”, diz.
A secretária afirma também que a empresa já possui toda a matéria-prima, mas aguarda apenas a aprovação pelo Legislativo para iniciar a produção do primeiro abrigo.
LEIA MAIS: Parada ‘inteligente’ deve ser construída até setembro
EXECUÇÃO
Foi informado que o projeto terá custo zero para a Prefeitura de Venâncio Aires. Quem desenvolve o protótipo local é a empresa venâncio-airense HS Manutenção Industrial, que deve assinar um termo com o Executivo.
A empresa havia recebido incentivo industrial da Prefeitura para edificar seu próprio prédio, mas não conseguiu executar. Para não devolver o terreno, houve a proposta de fazer os abrigos inteligentes.
O QUE TERÁ A PARADA INTELIGENTE?
Apesar de o prazo ser apertado, a Prefeitura informa que até o dia 15 de setembro será inaugurada a primeira parada inteligente de Venâncio Aires. O abrigo, que ficará instalado na Rua Tiradentes, um dos principais pontos de embarque e desembarque do Centro de Venâncio Aires, terá condicionador de ar, cortina de ar, iluminação, oferecendo também aos usuários internet sem fio, bancos, bebedouro, televisão, tomadas para carregar celular e câmeras de videomonitoramento.
Outro destaque do abrigo será a acessibilidade. Um cadeirante poderá circular sem maiores problemas, sem afetar a sua autonomia. A estrutura metálica coberta será envidraçada e parcialmente fechada. É intenção ainda que o novo terminal de ônibus seja autossustentável. Está projetada a instalação de placas para captação de energia solar na cobertura da estrutura.
O abrigo será instalado em uma área de 10 x 2,65 metros (26,5 metros quadrados). A secretária Jalila explica ainda que o espaço não terá porta, justamente por ter cortina de ar. Por conta das câmeras que serão instaladas no local, a Administração Municipal acredita que não haverá problemas com vândalos e moradores de rua.
SANTA CRUZ DO SUL
A estrutura local será semelhante às construídas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Na cidade vizinha, no entanto, esses terminais foram batizados de ‘Superparadas’. O investimento por unidade varia de R$ 50 a R$ 80 mil, segundo a Administração. Lá já existem quatro estruturas. A obra integra o plano de modernização das paradas de ônibus.
Além de oferecer o mesmo conforto do obrigo anunciado para Venâncio Aires, em Santa Cruz do Sul as ‘Superparadas’ ainda oferecem aos usuários a possibilidade de acompanharem em tela, em tempo real, o itinerário das linhas de ônibus que por ali circulam. A água que abastece o bebedouro é fornecida pela Corsan.