Venâncio Aires terá sua primeira clínica geriátrica. A estimativa é que a abertura ocorra em aproximadamente 45 dias. O ‘Residencial Geriátrico Bem Estar’ será instalado em uma residência na esquina das ruas Sete de Setembro com a Brígida Fagundes. O espaço terá, inicialmente, capacidade para atender 16 pessoas.
Conforme a administradora Rosana Terezinha Schramm, que também mantém clínicas em Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, sentiu-se a necessidade de atender esse mercado na Capital do Chimarrão, já que, alguns venâncio-airenses utilizam dos serviços que oferece nas cidades vizinhas.
No momento, o local onde será instalada a clínica ainda precisa passar por reformas como a adequação de um espaço para a lavanderia, cozinha, vestiário para funcionários, abertura de portas e outros ajustes exigidos.
As tratativas para abertura do espaço no município foram feitas com auxílio do secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, José Arnildo Camara, que comemora a conquista. “Estamos tratando há cerca de dois meses. Essa era uma meta minha dentro da secretaria”, comenta.
Os número de funcionários da clínica geriátrica depende do grau da dependência dos idosos, no entanto, até o momento estão confirmados um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, dois cuidadores, uma cozinheira e uma higienizadora. De acordo com a administradora, todos os colaboradores são de Venâncio Aires. O espaço também terá um quarto com capacidade para quatro camas hospitalares. O funcionamento será 24h.
CONVÊNIO
Atualmente, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social subsidia a internação de aproximadamente 15 idosos em clínicas geriátricas da região. A Administração Municipal mantém parceiras com três entidades para a compra de vagas em asilos para a população de baixa renda. Com a abertura de um espaço em Venâncio, Rosana destaca que a intenção é ofertar esse convênio entre a clínica local e a Prefeitura.
CRECHE DO IDOSO
- A Prefeitura de Venâncio Aires estuda, a partir de emenda parlamentar repassada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB)m no valor de R$ 500 mil, estruturar um Centro Dia/Centro de Convivência do Idoso, popularmente chamado de ‘Cheche do Idoso’.
- Além disso, deve ser implantada em Venâncio uma creche para idosos particular, por meio da mesma empresária que vai inaugurar a casa geriátrica. A estrutura deve abrir no município ainda neste ano, em um espaço a ser definido.
AUXÍLIO
Em algumas situações, a Prefeitura auxilia na internação de idosos em clínicas geriátricas. Para solicitar o auxílio é necessário comprovar residência no município há pelo menos cinco anos; estar no Cadastro Único do Governo Federal e ter renda familiar de até três salários mínimos.