Tramita na Câmara de Vereadores projeto de lei do Executivo que busca autorização para formalizar parceria com empresa local para a instalação de cinco paradas de ônibus inteligentes em Venâncio Aires. A medida esteve na ordem do dia de segunda-feira, 5, mas foi baixada para análise nas comissões internas. Nesta quinta-feira, 8, o vereador Tiago Quintana (PDT) protocolou um projeto de lei substitutivo como alternativa ao apresentado pela Administração.
No projeto encaminhado pelo Executivo, é justificado que a parceria compensa a quitação de incentivos industriais que a HS Manutenção Industrial Ltda recebeu ao longo de 2012. Para evitar que a empresa do ramo de fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos para indústrias precise devolver um imóvel repassado pela Prefeitura, foi criada a contrapartida. Cada estrutura está avaliada em R$ 92.761,30.
No projeto apresentado por Quintana apenas fica autorizado o Executivo a receber uma parada inteligente, a fim de compensar o pagamento de aluguel de quase um ano que a empresa recebeu em 2012. A parada inteligente permanece sendo prevista, igual ao projeto original, na Praça da Matriz. Além disso, seu tempo de entrega também é alterado em um mês e passa do dia 15 de setembro para 15 de outubro.
QUATRO ANOS
Já para compensar a doação de terreno, o projeto substitutivo concede um novo período para a conclusão do prédio. Fica o Executivo autorizado a conceder o prazo de dois anos, prorrogável por igual período a contar da vigência da nova lei, para que seja cumprida a meta estabelecida há sete anos. “Com isso, os empregos continuariam sendo gerados em Venâncio Aires e ao mesmo tempo o problema crítico da parada seria resolvido”, informou.
DÚVIDAS DOS VEREADORES
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Nilson Lehmen, informa que participa na segunda-feira, dia 12, de encontro com os vereadores para esclarecer dúvidas. Também estará presente a secretária do Planejamento e Urbanismo, Jalila Böhm Heinemann, que falará sobre a estrutura do abrigo.
A PARADA
O abrigo, que ficará instalado na rua Tiradentes, um dos principais pontos de embarque e desembarque do Centro de Venâncio Aires, terá condicionador de ar, cortina de ar, iluminação, oferecendo também aos usuários internet sem fio, bancos, bebedouro, televisão, tomadas para carregar celular e câmeras de videomonitoramento.
A estrutura metálica coberta será envidraçada e parcialmente fechada. É intenção ainda que o novo terminal de ônibus seja autossustentável. Está projetada a instalação de placas para captação de energia solar na cobertura da estrutura.