O mercado online vem crescendo a cada dia e os gaúchos estão, cada vez mais, procurando estes serviços para comprar. Não é à toa que o Rio Grande do Sul ficou em quarto lugar no ranking de compras pela internet no país. Comerciantes de Venâncio Aires também buscam formas de contemplar e atender todos os públicos, sejam eles do município ou de outras regiões.
O Rio Grande do Sul, fica atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O estado paulista representa aproximadamente a metade dos pedidos.
Em Venâncio Aires, os comerciantes também apostam em lojas online. Um bom exemplo é o empresário Odair Bittencourt, que resolveu investir para oferecer um diferencial aos clientes. “Para estimular a compra, damos frete grátis nas compras acima de R$ 99,90”, diz Odair. De acordo com o empresário da Loja PisarBem, as vendas são bem maiores para fora dos limites do estado gaúcho. “Nestas cidades as pessoas já possuem mais afinidade com a compra online e estão adaptados com essa ferramenta. E nós, gaúchos, ainda temos medo de comprar pela internet”, ressalta.
As compras nas plataformas online podem ser comparadas, segundo Bittencourt com lojas físicas, pois em determinados dias as vendas são maiores e outros não. Os benefícios, destacado pelo empresário, vão desde o custo de operação até a praticidade. A loja PisarBem foi a pioneira na região Vale Taquari e Rio Pardo em loja virtual.
Quem procura por lojas online
Sem filas, sem correria, sem ter que procurar vaga no estacionamento, receber o produto em casa, e às vezes, até possibilidade de comprar coisas que não existe no Brasil, essas são algumas das vantagens oferecidas para quem compra em lojas da internet. Mas é preciso ter atenção.
Apesar da internet ter se tornando um ‘point’ de compras. é tentador, porque é fácil. Bastam alguns cliques no seu computador, em casa ou no trabalho, a qualquer hora do dia ou da noite, para que o comprador receba em casa o produto.
A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Tatiana Gullich, 21 anos, já é adepta a internet há alguns anos. O opção veio quando encontrou na internet produtos que não chegavam às lojas da cidade ou região. “Pela internet dispomos de mais opções de marcas e modelos.”
Nas lojas online, a procura é por livros, eletrônicos, itens de beleza, como, maquiagens e perfumes. Para saber se o site da compra é confiável, Tatiana conta que costuma pesquisar em blogs de referências e também conversa com amigos sobre determinados endereços. “Existem blogs que postam detalhes da compra, falam como foi o atendimento pela loja virtual e se o produto chegou conforme o indicado pelo vendedor”, fala sobre as referências. Até hoje, a estudante nunca teve problemas com as compras online que realizou, e das vezes que não teve o produto entregue, teve o dinheiro devolvido.