Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateEm Vila Teresinha uma das lombadas foi instalada em frente à Escola Helena Bohn
Em Vila Teresinha uma das lombadas foi instalada em frente à Escola Helena Bohn

Lombadas sem sinalização são motivo de preocupação no interior de Venâncio Aires. Comunidades como Vila Terezinha e Linha Olavo Bilac e Centro Linha Brasil, com alto fluxo de veículos, receberam pavimentações e posteriormente lombadas. Os redutores foram instalados há duas semanas, mas a maioria permane sem sinalização horizontal e pintura vertical.

A medida tem gerado contratempos aos motoristas, principalmente à noite. De acordo com a moradora de Vila Teresinha, Helcida Jacobsen, 57, motoristas desavisados chegam a rampar sobre elas. “É um perigo para motoristas e pedestres”, alerta. Outra morada da mesma comunidade, Ana Paula Meneghetti, 23, acrescenta que avarias em veículos também já foram registrados.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Renato Golmann, reconhece o problema, contudo lembra que a responsabilidade para eventuais danos é da empresa contratada para o serviço. Ainda segundo ele, a empreiteira, que é da cidade de Estrela, se comprometeu em finalizar as operações em até duas semanas. Até lá, motoristas que circularem pelas sedes distritais do interior precisam ter atenção redobrada.

Ainda sobre o tema, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Stahl Böhm Heinemann, informa que a empresa ao longo dessa semana foi pressionada e um cronograma das atividades foi exigido. “Mesmo que todos tenham total interesse em agilizar o termino das obras, nem sempre as condições do tempo colaboram”, informa.