CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Ela é mãe, avó e atua na Floricultura Casa das Mudas de Flores, ao lado do marido Henrique. Lourdes Graef, de 65 anos, relata que antes de ingressar no ramo do empreendedorismo, se formou no Magistério. “Quando chegou no estágio prático, eu vi que aquilo não era pra mim”, recorda.
Ná década de 1980 vieram as duas filhas: Roberta, de 41 anos, e Patrícia, de 37. A partir daí, Lourdes passou a se dedicar ao cuidado das meninas e da casa.Quando ficaram mais velhas, ela começou a vender roupas em casa no turno da tarde. “Eu precisava ter alguma coisa para fazer, pois nunca consegui ficar parada”, acrescenta. Com isso, passou a ter uma ocupação e se dividia para auxiliar nas tarefas escolares das filhas.
Mais tarde, surgiu a oportunidade de ter uma loja própria com itens diversos. No período, teve de se reorganizar para atender todas as demandas necessárias. Ela acrescenta que algumas vezes, as filhas a ajudavam em tarefas simples da loja.
Já o empreendimento atual começou após a aposentadoria do marido, Henrique Graef. Em 1º de abril de 1999, a Casa das Mudas de Flores iniciou as atividades. “Ele sempre quis ter uma floricultura”, afirma. Com isso, Lourdes vendeu a loja de itens e passou a participar dos negócios da família.
Quem passou a fazer parte da vida da família foi Luciana Germanny, que atua na empresa há 22 anos e é considerada uma filha por Lourdes. “Ela está conosco há muitos anos. Sempre que compro algo para minhas filhas, levo pra ela também”, comenta, emocionada.
Sobre as filhas Roberta e Patrícia, Lourdes enfatiza a boa relação e no quanto estão ligadas. Também ressalta, com carinho, a alegria de ser avó de Luísa, 5 anos, e Lavínia, 10 meses. “Ajudei a cuidar delas quando eram recém-nascidas. São os nossos xodós”, define.