Ela acompanhou a história da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde o começo, antes mesmo de se tornar uma universidade. Primeiro como aluna, depois como professora e, com o passar dos anos, desempenhou diferentes atividades na instituição.
A venâncio-airense Luci Elaine Krämer, 75 anos, já dedicou quase 54 anos da vida para a Unisc e segue na ativa, como docente e coordenadora do Centro de Educação Profissional (Cepru). Tudo começou quando ingressou no curso de Pedagogia na então Faculdade Imaculada Conceição de Santa Maria (FIC) unidade de Santa Cruz do Sul. Quando ainda estava na graduação, foi convidada para substituir uma professora e foi neste momento que iniciou a trajetória como docente. Antes disso, tinha feito curso Normal em regime de internato em Novo Hamburgo e curso de Técnicas Domésticas.
Concomitante à universidade, também atuou em escolas de Venâncio Aires, como Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, Colégio Nossa Senhora Aparecida, Colégio Gaspar Silveira Martins e Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ). Na época, para cursar Pedagogia, era necessário já ter vínculo com sala de aula.
Atuação
Luci já lecionou em mais de 50 disciplinas na universidade. Com a aposentadoria do vínculo com a rede estadual em 1992, passou a atuar de forma integral na Unisc. De 1998 a 2006 foi pró-reitora de Graduação, depois de alguns anos de atuação na coordenação pedagógica da instituição. De 2007 a 2013, coordenou os cursos de pós-graduação Lato Sensu (especializações).
Formada em Pedagogia e Estudos Sociais, tem especialização em Metodologias Ativas, Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão Universitária. Também é mestre em Desenvolvimento Regional. “Do início da minha carreira até 15 anos atrás, a centralidade da aula estava no professor, por isso tínhamos que desenvolver competências técnicas. Hoje, já procuramos trazer novas metodologias e estratégias de trabalho para centralizar na aprendizagem do aluno, que é o mais importante”, observa a professora.
Há nove anos, Luci é coordenadora do Cepru. Também segue como docente dos cursos de Licenciatura tanto presencial quanto na modalidade de Educação a Distância (EAD). “Eu gosto de estar entre os estudantes, me manter estudando, pesquisando e investigando conhecimentos novos. Conquistei muita coisa por meio da Unisc e sou muito grata por tudo”, destaca.
A criação da Unisc
Luci acompanhou a criação das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), no fim dos anos 80. Lecionou em diferentes sedes em Santa Cruz do Sul, já que na época eram divididos por cursos/áreas de conhecimento. Por boa parte do tempo, inclusive, as salas de aula ficavam em um espaço no Parque da Oktoberfest.
A professora também recorda de acompanhar todo o esforço realizado por muitas pessoas para a criação da universidade, alcançada em 1993. “Conquistar essa autonomia foi possível por uma força de trabalho muito grande”, salienta a professora. Ela recorda que foram feitas carreatas pelos bairros de Santa Cruz do Sul para comemorar a conquista do status de universidade.
Viagens
Luci sempre teve residência fixada em Venâncio Aires, com a necessidade de deslocamento diário para o campus de Santa Cruz do Sul, o que permanece fazendo atualmente. Ela recorda que antigamente eram mais de mil alunos que iam estudar na cidade vizinha, cerca de 10 ônibus que iam todos os dias para a universidade.