Luciana Beatris: Mulher de garra e muitas histórias

-

O sorriso no rosto de Luciana Beatris Silva da Silva nunca foi abalado pelas dificuldades impostas pela vida. Moradora e síndica do Residencial Altos da Aviação, no bairro Aviação, desde abril de 2014, é ela que tem a missão – pelo terceiro mandato – de gerir o espaço que possui 224 apartamentos divididos em 14 blocos.

Além da gestão pelo melhor funcionamento das moradias, ela também busca promover a integração entre as famílias a partir de atividades recreativas. Um dos eventos, consagrados e já aguardados pelos moradores é o ‘Natal Comunitário do Condomínio’. “Nós somos uma família e sempre pensei as ações como família”, pontua. A ação é desenvolvida dois ou três dias antes do Natal com a distribuição de brinquedos para crianças até 12 anos e lanche. A proposta tem parceria do Rotary Club Venâncio Aires e do projeto Caravana Luzes de Natal. “Todo ano tem Papai Noel e cabe a ele promover um discurso sobre a importância da conscientização e conservação do condomínio por todos”, conta Luciana.

Entre as diferentes datas que já foram comemoradas – Páscoa e São João -, Luciana acredita que essa é uma forma de trabalhar com trocas. “Não adianta apenas cobrarmos deles, precisamos promover o bem-estar também”, diz.

A meta da gestora, que tem como subsíndica Mariele Brito, é promover, anualmente, pelo menos dois eventos para os moradores. Além do Natal de 2019, a intenção é realizar uma festa para as crianças, em outubro. “Quando conseguimos ajudar o próximo, percebemos que não estamos necessitando de ajuda”, comenta.

Reuniões do condomínio contam com a participação da empresa administradora e moradores. (Foto: Arquivo Pessoal)

TRAJETÓRIA ATÉ O RESIDENCIAL
Foram cerca de 18 anos na lista de espera do Município até ser contemplada em um projeto habitacional popular. Quando se inscreveu, relembra, a meta era ser contemplada com um terreno no bairro Cidade Nova, mas esse desejo só foi realizado há cinco anos, mais especificamente em abril de 2014, quando passou a morar no Residencial Altos da Aviação.
A batalha e a força para conquistar as próprias coisas iniciou muito cedo, ainda com 14 anos. Na época, deixou Venâncio Aires para cuidar de uma idosa em Porto Alegre. Voltou da Capital apenas aos 18 anos.

Quando retornou, contou com a ajuda da irmã, Denise da Silva Kessler, para ter um lugar onde morar. “Ela me deixou construir uma garagem ao lado da casa dela e foi lá que morei até me mudar para o apartamento”, recorda. Os cômodos, segundo Luciana, eram todos juntos. “Apenas o banheiro usávamos o mesmo”, relembra.

Nesse período, sua renda mensal era a partir de faxinas e nas safra de tabaco. Ela passou por empresas como CTA Continental e antigas Fumossul e Dimon. “Limpei muitas casas, mas sempre com o sonho de ter a minha própria”, fala, com orgulho de hoje ter conquistado sua própria residência.

Outra pessoa que também acompanha a trajetória de Luciana há cinco anos é o namorado, Wilson Helfenstein. O casal iniciou o relacionamento quando ela ainda morava na garagem ao lado da casa da irmã. “No entanto, só oficializamos quando me mudei para o apartamento. Tudo isso em respeito também ao meu filho, também pela questão de privacidade.”

Luciana é mãe de Jorge Luís, de 20 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

DEDICAÇÃO

A filha de Adilce Silva da Silva, de 73 anos, e Luís da Silva (in memorian), chega aos 44 anos com orgulho do que já conquistou até o momento. Aos 19, matriculou-se na escola Monte das Tabocas para concluir o ensino médio. Ao se formar com 23, estava grávida de seis meses do filho Jorge Luís da Silva dos Santos, hoje com 20 anos. Na época, contou também com a irmã para cuidar do filho.

Luciana com o namorado Wilson Helfenstein. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Muitas vezes eu chegava à noite e ele já estava dormindo”, lembra. Esse ano, Luciana se forma no curso de Secretariado da Uninter.

POLÍTICA

Em 2010, conseguiu um emprego para trabalhar na campanha eleitoral de Telmo Kist para deputado estadual. “Foram 50 dias de trabalho intenso”, recorda. Ela conta que se destacou entre os demais trabalhadores e foi convidada para trabalhar como secretária no diretório do PDT, cargo que ocupou até fevereiro de 2013, quando os serviços de secretária já não eram mais necessários no diretório. Ficou durante dez meses desempregada, fazendo faxina nas segundas-feiras para conseguir pagar a parcela do seu primeiro carro.

Em 2014, ela foi convidada por Ana Cláudia do Amaral Teixeira para trabalhar na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social como auxiliar administrativa, local onde permaneceu durante três anos. Como se tratava de um Cargo de Confiança (CC), com o fim da gestão de Airton Artus, saiu do cargo e passou a realizar trabalhos de limpeza na SL Serviços.
Atualmente, Luciana trabalha como secretária na empresa CR3 Imóveis, instituição que também administra o Residencial Altos da Aviação, na pessoa jurídica de Rafael Staub. Ela também conta que é pré-candidata a vereadora pelo PDT nas eleições municipais de 2020.

CARNAVAL

Luciana está envolvida com o Carnaval desde os 15 anos. Já foi madrinha de bateria, rainha de bateria, musa e princesa da Corte do Carnaval de Venâncio Aires. Além disso, carrega a faixa de Mãe Simpatia do Négo, conquistada em 2012. Atualmente, ela é simpatizante do Négo e, tradicionalmente, integra o desfile da escola de samba no Carnaval.

LUGAR NA SOCIEDADE

Em casa, ainda na infância, ela viu que o pai era o único que trabalhava. Foi com o intuito de querer ser diferente que se desafiou ainda na adolescência indo à Capital. “A mulher precisa ser empoderada, precisa trabalhar, ter voz e vez”, destaca. Além disso, Luciana afirma que nunca sofreu preconceito por ser negra.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido