O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará ao Rio Grande do Sul hoje, 14, por volta das 17h, diretamente para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), no Palácio Piratini. Anteriormente prevista para o final da manhã, a chegada de Lula foi retardada devido a um compromisso de última hora, informou sua assessoria, no início da tarde desta segunda-feira. Ele será palestrante na 12ª reunião do Pleno do CDES-RS, onde falará sobre política externa e a importância do diálogo social como método de gestão.
Reconhecido mundialmente pelos êxitos de seus mandatos, o ex-presidente brasileiro também explanará sobre sua experiência no Governo Federal. Estratégias para promover desenvolvimento com crescimento econômico e inclusão social, programas como o PAC, o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida – cujos modelos estão sendo copiados mundo afora – e a consolidação do país no cenário global como potência emergente deverão temas tratados pelo ex-presidente.
Os conselheiros gaúchos entregarão a Lula um documento sugerindo que o RS ganhe destaque em suas manifestações no exterior sobre o Brasil. Para recepcionar o ex-presidente, estão previstas as manifestações de três conselheiros que representam segmentos variados da sociedade civil gaúcha: a agricultora Josecarla Signor, o sindicalista Guiomar Vidor e o empresário Paulo Tigre.
Foto: Sean Gallup