Repetindo a adesão de anos anteriores, aquele que é considerado o maior evento de formação de professores de Venâncio Aires vai contar com mais de 800 participantes novamente. Em números exatos, 838 se inscreveram para o XI Fórum Internacional e XV Fórum Nacional de Educação, evento que começa nesta quarta-feira, 24, e segue até o sábado, 27, pela manhã, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).
A implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já norteou o fórum de 2018, é também a ideia para este ano, em que a programação foi estruturada a partir de algumas competências da BNCC. Serão sete conferencistas falando sobre a temática “A escola contemporânea: práticas criativas e inovadoras na ressignificação das competências cognitivas e emocionais.”
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis, destacou que a escolha dos palestrantes foi pensada para alinhar os assuntos e garantir que não fossem falas isoladas. “A razão de ser do aprendizado é o conhecimento. Mas só conseguimos isso quando o social e o emocional estiverem bem e dando estrutura para nossa capacidade cognitiva. Veremos isso durante as conferências.”
A secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, também mencionou o fator ‘emoção’ dentro da sala de aula. “Não é só o conhecimento, mas como enfrentar desafios, como lidar com as relações e os conflitos. Como entender e preparar as relações para o aprendizado.”
INSCRITOS
Além de Venâncio Aires, o fórum irá contar com professores de vários municípios da região, como Passo do Sobrado, Mato Leitão, Vale Verde, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. Segundo a coordenadora pedagógica, Alice Theis, cada professor que tiver 75% de frequência no fórum, ganhará um certificado de 40 horas. “Esse tempo de formação é importante para o profissional, seja para seu aprendizado, seja pensando em um concurso público ou numa promoção.”
Sem aulas
Como os professores municipais estarão envolvidos no fórum, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs) de Venâncio não terão aulas na quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26. Os dias de escolas fechadas já estavam previstos no calendário das instituições.
Programação
24 de abril – Quarta-feira
18h – Credenciamento
19h – Abertura Oficial
19h45min – Conferência: “Educação: práticas escolares transformadoras da vida e do mundo”, com José Pacheco, de Portugal
25 de abril – Quinta-feira
8h – Credenciamento
08h30min – Conferência: “Conectados com o presente para uma educação inovadora”, com Gabriel Perissé, de São Paulo
13h – Credenciamento
13h30mim – Conferência: “O tempo da cultura digital e a educação contemporânea”, com Augusto Niche Teixeira
18h30min – Credenciamento
19h – Conferência: “Valores humanos no desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais”, com Giovanni Mattielo
26 de abril – Sexta-feira
8h – Credenciamento
8h30min – “A escola que queremos: práticas criativas e socioemocionais no contexto escolar”, com Palmira Ramos Tolotti
13h – Credenciamento
13h30min – Conferência: “As inter-relações escolares: como o emocional interfere”, com Nélio Tombini
18h30min – Credenciamento
19h – Noite Cultural
27 de abril – Sábado
8h – Credenciamento
8h30min – Conferência: “Os Desafios do Educador na Escola do Século XXI”, com Emília Cipriano, de São Paulo
11h – Encerramento
Incluindo a programação, nesta quinta-feira, 25, pela manhã, ocorre o lançamento da segunda edição do prêmio ‘Adiante, professor’, organizado pelo jornal Folha do Mate. O concurso busca destacar práticas inspiradoras na educação de Venâncio Aires e os finalistas terão suas histórias divulgadas no jornal.