Comitiva de Venâncio esteve na Secretaria Nacional de Habitação (Foto: AI Prefeitura)
Comitiva de Venâncio esteve na Secretaria Nacional de Habitação (Foto: AI Prefeitura)

Venâncio Aires terá, nos próximos dias, mais 60 famílias convocadas para o programa Compra Assistida, destinado às vítimas da enchente de maio do ano passado. Os processos estavam parados na Secretaria Nacional de Habitação, mas avançaram após uma agenda realizada em Brasília na quarta-feira, 9, com representantes da Capital do Chimarrão.

O prefeito Jarbas da Rosa e a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, lideraram a comitiva. A responsável pela pasta afirma que, num primeiro momento a agenda seria com o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, mas por outras questões se reuniram somente com a equipe técnica. “Nos atenderam muito bem e pudemos explicar todo o histórico do Compra Assistida em Venâncio Aires, desde o levantamento das famílias até as dificuldades enfrentadas com a demora nas convocações”, destacou Camilla.

Segundo ela, a última lista de beneficiados havia sido publicada em 1º de maio, enquanto outros municípios seguiam avançando, ainda que de forma lenta. Um dos entraves apontados estava na divergência de informações na base de dados do Governo Federal, o Dataprev, que também foi utilizado para o Auxílio Reconstrução.

“Tínhamos casos em que o endereço da família aparecia com nomes diferentes ou mais de uma designação para o mesmo local, o que impedia a validação das informações pelo sistema. Não era erro da população nem da prefeitura”, explica.

Durante a reunião, a secretária e o assistente social e técnico responsável pelas habitações da calamidade, Maicon dos Santos, conseguiram destravar a situação de 60 famílias. Do total, 47 são da área urbana e 13 da zona rural. As listas com os nomes devem ser publicadas até segunda-feira. Do número, 27 estão atualmente no Aluguel Social, financiado com recursos próprios do município.

A secretária reforça que, antes do encontro presencial, o Município já havia encaminhado diversos e-mails, ofícios e mensagens solicitando avanços. “Eles nos explicaram que os ofícios de Venâncio Aires estavam na fila de análise, mas conseguimos mostrar, pessoalmente, as situações específicas, como divergências de endereço ou casos em que o responsável familiar havia falecido e era necessário incluir o cônjuge como beneficiário”, relata

Na segunda-feira, 14, uma reunião virtual será realizada para tratar de casos pontuais que seguem pendentes. “Seguimos trabalhando para resolver tudo o mais rápido possível e, pela conversa que tivemos, a perspectiva é muito boa de que em breve possamos zerar a fila do Compra Assistida em Venâncio Aires”.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.