
O Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires, será palco, neste sábado, 17, do 34º Festival da Cultura Afro do Rio Grande do Sul. Palestras e oficinas estão entre as atividades do evento, que tem como grandes atrações as escolhas dos Mais Belos Negros (categoria adulto) e Mais Belos Erês (crianças) do estado.
De acordo com Rui Barbosa, organizador do festival, 13 garotas e três garotos disputam na categoria adulto, enquanto cinco meninas e dois meninos participam entre as crianças. Outro destaque da programação, conforme Barbosa, são as apresentações de grupos de danças afro de vários municípios.
O organizador ressalta que, neste ano, o objetivo é reunir o máximo possível de participantes para fortalecer o evento, organizado por meio do Grupo Afro Filhos do Barbosão. “Quem começou tudo isso foi meu pai, e eu quero unificar todos os movimentos para que os festivais sejam mais fortes a cada ano”, argumenta.
VENÂNCIO AIRES – Três venâncio-airenses estão entre as candidatas aos títulos de Mais Bela Negra e Mais Bela Erê do Rio Grande do Sul. Natasha Alves, de 20 anos, disputa a categoria adulto, representando a Sociedade Négo. Entre as crianças, Tábata Andriele da Silva da Costa, de 12 anos, e Marieli da Silva, de 11 anos, são as candidatas. Tábata representa a Sociedade Négo e Marieli o terreiro de matriz africana Ilê Xangô Agodô Abaluá Baboxé.
CRONOGRAMA
Sábado7h30min – Abertura dos portões e recepção aos participantes, no Parque Municipal do Chimarrão.8h – Entrega de credenciais.10h – Palestra Afro Empreendedorismo, com Roberto Torres Junior, coordenador da Central Única das Favelas (CUFA) de Frederico Westphalen.11h – Explanação sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Raio de luz, de Venâncio Aires.11h20min – Movimento União Afro Brasileira, de Cruz Alta, com André Balthazar dos Santos (religião de matriz africana”.11h50min – Movimento Afro Brasileiro, de Cruz Alta, com Alexandre Barbosa (projetos sociais).12h – Almoço.14h – Participação da Mulher Negra nos Espaços de Poder – Associação Cultural e Beneficente 6 de Maio (presidente Cristiane Gomes, coordenadora da COMPPIR, de Gravataí, e presidente do Clube Harmonia, de Caçapava do Sul, Cátia Cilene Morais Dutra.14h30min – Projeto Afro Ativos – prática e resistência, de Porto Alegre.15h15min – Performance provocativa sobre representatividade, com a EMEF Saint’ Hilaire, de Porto Alegre.15h30min – Apresentação dos jurados para os concursos.17h35min – Contação de história ‘A cor de Coraline’.19h – Jantar.20h – Início do evento de escolha da Mais Bela Negra e do Mais Belo Negro do Estado do Rio Grande do Sul.0h30min – Luciano Colares e Banda, de Rio Grande.2h30min – Banda Sol Nascente, de Venâncio Aires.4h30min: DJ Rodrigo VT, de Venâncio Aires.