Mais de 4,4 mil economias de Venâncio já têm esgoto tratado

-

A primeira metade de 2023 fechou com 4.435 economias de Venâncio Aires já conectadas à rede coletora de esgoto, ou seja, têm o resíduo tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Segundo o gerente local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Ilmor Dörr, em breve esse número deve se aproximar das 5 mil economias, já que ainda se espera por cerca de 500 ligações de pessoas que já foram notificadas para providenciarem as conexões junto à caixa de inspeção nas calçadas.

“Temos que ver como vai evoluindo a questão dos moradores fazerem as conexões, mas temos um número estimado esse ano”, comentou Dörr, sobre a expectativa de alcançar cerca de 7 mil ligações ao longo de 2023. Essa quantidade projetada é cerca de 30% do total da cidade, que é de 23 mil economias. Do que está pronto, são casas, prédios e estabelecimentos comerciais dos bairros Centro, Gressler, Cidade Nova, Aviação e Morsch.

Ainda conforme o gerente da Corsan, a ETE mantém uma rotina de tratamento que varia entre 18 e 20 litros de esgoto por segundo, praticamente a metade da capacidade licenciada, que é para tratar 40 litros por segundo.

Taxa

O valor da taxa de esgoto é referente a 70% do consumo de água, ou seja, incide sobre a quantidade de metros cúbicos consumidos por família. Isso quer dizer que a conta não deve ser feita sobre o valor total da fatura que tem, além do consumo, a taxa de serviços básicos.

Quem foi notificado, mas não fizer a ligação no prazo estipulado, também pagará uma taxa, mas que será ainda mais cara. Vai receber a cobrança pela disponibilidade da rede de esgoto, que é o dobro da taxa: 140% sobre o consumo de água.

Esclarecimentos podem ser buscados no escritório da Corsan, na rua Barão Triunfo, número 1.440. Mas também é possível fazer contato pelo aplicativo ou pelo 0800-646-6444.

Carências e descontos na notificação

• Até 30 dias do recebimento da notificação: seis meses para começar a pagar a tarifa de esgoto e 75% de desconto na vistoria de conexão (tabela no site da Corsan).

• Entre 31 e 60 dias do recebimento da notificação: três meses para começar a pagar a tarifa e 50% de desconto na vistoria.

• Entre 61 e 120 dias do recebimento da notificação: um mês para começar a pagar a tarifa e 20% de desconto na vistoria da conexão.

• Após 120 dias do recebimento da notificação: não haverá carência, nem desconto.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido