A Cidade das Orquídeas é um dos municípios com o maior percentual de quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Sul. Mato Leitão lidera a lista da 7ª Delegacia da Receita Estadual (DRE) de Santa Cruz do Sul, que abrange 20 municípios, com 62,14% dos veículos com pagamentos quitados, seguido por Vale do Sol (55,70%) e Sinimbu (55,67%).
No município, são 1.149 veículos quitados, do total de 1.849 tributados. Além disso, o número é ainda melhor quando se refere ao valor total tributado (66,51%), ou seja, R$ 1.348.652,20 de um total projetado em R$ 2.027.595,00. Em março, o desconto é de 1%, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril.
Para pagar, é preciso apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Também há a opção de pagamento por Pix em mais de 760 instituições – temporariamente, o QR Code só pode ser gerado no site do Detran. Junto com o IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito.
Os recursos do IPVA são repartidos igualmente entre Estado e municípios, depois de descontados os 20% referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
