Crianças de 1 a 5 anos incompletos que ainda não receberam as doses contra a poliomielite e o sarampo têm chance de se imunizar contra as doenças neste sábado, 18. Em Venâncio Aires, sete postos de saúde estarão abertos, das 8h às 16h30min, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.
Iniciada no dia 6, a campanha se estende até 31 de agosto, com o objetivo de vacinar 2.889 crianças, no município. Até sexta-feira, 17, entretanto, mais de 66% do público-alvo ainda não tinha sido imunizado. “Temos 33% de cobertura e consideramos esse percentual muito baixo. Apenas um terço das crianças já foi vacinado”, ressalta a coordenadora do setor de Imunizações, Carla Lili Müller.
Segundo ela, a expectativa é de que o Dia D ajude a elevar o número. “Pela experiência que temos de anos anteriores, esse é um dia de muito movimento. Acreditamos que haverá bastante procura”, afirma.
A coordenadora lembra, ainda, que não serão realizadas vacinas para outras faixas etárias, neste sábado: “Serão apenas sete postos abertos e, por isso, vamos priorizar as crianças, para que sejam imunizadas contra a poliomielite e o sarampo”. Para se vacinar, é preciso apresentar caderneta de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Postos abertos
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, Santa Tecla e Gressler e Estratégias Saúde da Família (ESFs) Caic, Macedo, Tabalar e Mariante.
Sobre as vacinas
A campanha de vacinação é voltada a crianças de 1 a 5 anos incompletos, independentemente de ter as vacinas em dia. Para a poliomielite, crianças que ainda não tomaram nenhuma dose receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – injetável. Já as crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha – Vacina Oral Poliomielite (VOP).
Com relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral. A exceção é para aquelas que foram vacinadas nos últimos 30 dias e não necessitam de uma nova dose.