Previsto para receber no próximo mês três profissionais do programa Mais Médicos, Venâncio Aires não será contemplado com o terceiro ciclo do programa federal. A expectativa da Administração Municipal é de receber os intercambistas em abril, quando inicia o quarto período de contratações do Ministério da Saúde.
A mudança ocorreu em virtude do Governo Federal priorizar o envio de profissionais em cidades que possuem índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos. A terceira etapa do programa Mais Médicos, iniciada neste mês, vai garantir o atendimento de todos os 1.473 municípios brasileiros com IDH, baixo, muito baixo ou com pelo menos 20% da população em situação de extrema pobreza, que solicitaram profissionais ao Ministério da Saúde. Ao todo, serão 2.890 novos médicos trabalhando no país. A estimativa foi dada na terça-feira, 11, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em coletiva de imprensa. Atualmente, 6.658 profissionais estão em atividade pelo programa em 2.166 cidades e 28 distritos indígenas do país.
Projeto de lei
Está em fase final de elaboração, na prefeitura de Venâncio Aires, o projeto de lei que estipula as contrapartidas do município para receber os profissionais. Entre os itens que compõe a matéria estão: hospedagem e alimentação. Atualmente, o projeto segue em análise nas secretárias de administração e fazenda, para elaboração das dotações orçamentárias. O valor que será repassado para cada médico, em auxílio alimentação e hospedagem, deve ficar em média de R$ 1,5 mil mensais.