Após estar fechada por dez anos, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou novas eleições em 15 de novembro de 1947. Nela, foi eleito como presidente o vereador Juvenal de Campos Teixeira, que ficou na presidência até 1951.

Nas eleições realizadas em 1º de novembro de 1951, a comissão que assumiria o Legislativo no ano seguinte, foi formada pelos vereadores: álvaro Ribeiro Caldas, Armando Becker, Augusto Hansel, Cláudio Reckziegel, Hermes Jorge Pereira, José Loebens, Leopoldo Aluisius Hinterholz e Waldemar Henrique Konrad.

Foto: Divulgação / Folha do MateAugusto Hansel foi presidente da Câmara de Vereadores no ano de 1954
Augusto Hansel foi presidente da Câmara de Vereadores no ano de 1954
Foto: Divulgação / Folha do MateHermes Jorge Pereira foi presidente da Câmara de Vereadores em 1955.
Hermes Jorge Pereira foi presidente da Câmara de Vereadores em 1955.

A presidência ficou A partir de então, passou-se a observar a presença de coligações entre os partidos, unindo os interesses para conquistar mais votos. Além disso, nas atas começam a constar as comissões, relatores e fiscalizações, e isso não estava descrito nas atas anteriores a 1947.

VEREADORES DE 1955: Na eleição realizada em 15 de novembro de 1955, foram eleitos os vereadores álvaro Ribeiro Caldas, Camilo de Paula Pereira, Dorly Pádua dos Santos, Henrique Heinen, írio Valdemar Klaus, João de Oliveira Santafé, Waldemar Henrique Konrad e Wilmuth Bergmann. Na presidência estava o vereador Hermillo Galant, a cargo de Virgulino Selbach.

Foto: Divulgação / Folha do MateVirgulino Selbach foi presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 1952 e 1953.
Virgulino Selbach foi presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 1952 e 1953.
Foto: Divulgação / Folha do MateHermillo Galant teve um mandato de três anos. Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de 1956 a 1959.
Hermillo Galant teve um mandato de três anos. Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de 1956 a 1959.

FATOS HISTóRICOS

>> AEROCLUBENa ata de número 90, consta o comunicado e a autorização do Ministério da Aeronáutica, para o funcionamento do AeroClube de Venâncio Aires.

>> RUASEm seis de maio de 1953, o vereador Augusto Hansel pediu para que fosse incluído na relação de nomes a serem dados às novas ruas da cidade, o nome do ex-vereador e já falecidomédico Reynaldo Schmaedecke.

>> HOMENAGEMEm 25 de junho de 1953, o Vereador Waldemar Konrad, ao referir-se ao dia 25 de julho, quando é comemorado o dia do Colono, requeriu que fosse feita uma homenagem. O vereadorsugeriu que o nome de antigos agricultores ou antigas famílias de povoadores do município, fossem dados para algumas linhas ou picadas.

>> PONTEEm 25 de setembro de 1953, o vereador José Loebens, solicitou que a Câmara falasse com o Executivo a respeito da ponte de arame do Arroio Castelhano, entre linha Marechal Floriano e Monte Alverne. Na ata, há informaçõesde que a ponte encontrava-se em péssimo estado.

>> OSVALDO ARANHAEm 1954, há a criação da taxa de calçamento, pela necessidade da regulamentação com o objetivo de asfaltar a rua Osvaldo Aranha.

>> GETúLIO VARGASEm 28 de agosto de 1954, conforme consta na ata nº 123, a Câmara de Vereadores, através do vereador Augusto Hansel, prestou uma homenagem, de pé, por um minuto, ao excelentíssimo presidente da Rpública Getúlio Vargas em virtude de seu trágico falecimento.

>> INCêNDIOConforme a ata nº 147, de 20 de março de 1956, o vereador Doarly Pádua dos Santos, pediu que a casa manifestasse o seu pesar pelo incêndio ocorrido no prédio e instalações dafirma Tabacos Vaires Ltda.

>> RáDIOConsta na ata nº 169, de três de junho de 1957, o pedido de doação de uma área de terra para instalação das torres e casa de transmissão da rádio, feito pela SociedadeVenâncio-airense de Radio Difusão LTDA.

>> SALáRIO MíNIMOConforme a ata nº 198, de 13 de março de 1959, o vereador João de Oliveira Santafé, destacou a necessidade de reajustamento dos vencimentos do funcionalismo municipal, devidoà grande alta do custo de vida e o recente decreto do salário mínimo.